Devemos ser e fazer discípulos

- Texto para reflexão: Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo (Mt. 28.19).

Você sabe o que é ser discípulo? Você está disposto a ser um discípulo? O desafio atual da igreja não é somente evangelizar, mas alimentar as pessoas e levá-las à maturidade em Cristo. Este é o estilo de vida que Jesus deixou como modelo e ordenou (juntamente com seus primeiros discípulos) que imitássemos.
Há um livro chamado Lado a lado de Lois Mowday Rabey - Steve Rabey e ele fala sobre a necessidade urgente de se fazer discípulos no século XXI. Em muitas partes do mundo as igrejas crescem de vento em popa. Por outro lado, há muita superficialidade em todas as igrejas. Atualmente a Igreja Brasileira está sofrendo porque não acata o discipulado como o verdadeiro estilo de vida cristão. Os cristãos não são desafiados a fazer discípulos, e por assim dizer, estão tranqüilos com respeito a sua maneira de ser.
Aqui o Evangelho de Mateus está na sua conclusão e com um desfecho cheio de desafios para aqueles que seguem a Cristo e se identificam com o caminho da graça e Evangelho (CHAMPLIN, R. N. Comentário sobre o Evangelho de Mateus. São Paulo: Candeia, Vol. I, 2005, p. 653). O ensino é claro que devemos ser e fazer discípulos. Para falarmos de ser e fazer discípulos é importante fazermos uma pergunta: O que é um discípulo?
A primeira palavra que nos traz a mente a idéia de discípulo no grego é traduzida por seguir, ela denota a ação de uma pessoa respondendo ao chamado do Mestre e que a vida inteira é reformulada no sentido da obediência.
O que somos de fato hoje? Temos realmente sido discípulos de ser e fazer? Porque quando somos verdadeiramente discípulos de Jesus refletimos minimamente o seu caráter na vida. E todos que estão próximos de nós notam isto. Então ser discípulo de Cristo é assumir um compromisso de total entrega ao seu Reino. É seguir todos os detalhes que ele deixou nas Escrituras sobre a imitação dele.


Oração: Senhor, por favor, faze de nós homens e mulheres que são de fato de verdade discípulos do Evangelho de Cristo Jesus.
____________
Pr. Alcindo Almeida


Comentários

Postagens mais visitadas