Enfrentamos os gigantes da vida com esperança no Deus vivo

- Texto para reflexão: Que se fará ao homem que matar a esse filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? ( I Samuel 17.26).

Interessante notar a pequena visão de Eliabe irmão mais velho de Davi. Quando Davi pergunta sobre o problema, ele se ira contra Davi e diz que Davi é presunçoso e que a havia maldade no coração, pois Eliabe achava que Davi desceu só para ver a peleja.
Mas, em nenhum momento Davi desfaleceu, ele quis saber sobre aquele que afrontava o seu Deus. E o fato é que a notícia chegou a Saul que mandou chamá-lo. E no versículo 32 Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Imaginemos a cena: Saul deve ter dito assim: Moço, tu não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Tu não percebes que ele tem o dobro de tua altura?
Só que Davi diz a Saul que ele apascentava as ovelhas de seu pai e sempre que vinha um leão, ou um urso e tomava um cordeiro do rebanho, ele saía após ele e o matava, e lho arrancava da boca. E ele o feria e matava.
E Davi diz que aquele incircunciso filisteu seria como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Eu pergunto: que fé é esta? Que fé tamanha para um moço de 17 anos desafiar um gigante de 3 metros enquanto ele tinha 1,60? Isto é fé no Deus vivo. Isto é coragem para enfrentar os gigantes da vida olhando para o Deus vivo.
Davi acreditava diferentemente de Saul, do seu exército e dos próprios irmãos. Enquanto todos estavam morrendo de medo daquele gigante, Davi estava crendo na possibilidade forte de que venceria aquele gigante em nome do Deus vivo. Não desista das lutas da vida. Tenha coragem para enfrentá-las crendo que o Deus vivo está com você, em você. Ele é por você ontem, hoje e sempre. Qual é o gigante que assusta, que afronta o seu coração?
Davi tem o Golias diante dele e ele quer ir para a batalha. Ele não foge, mas ele sente-se desafiado a ir para a batalha em nome do Senhor.
Talvez o seu gigante seja o desânimo. Isto tem atrapalhado muita gente nas batalhas da vida. Você diz: pastor eu não tenho forças, eu não consigo, eu sou um zero a esquerda. Eu pergunto: como podemos ter um zero a esquerda que tem um Deus vivo no seu coração? Impossível!
As lutas são grandes, os gigantes enormes na nossa vida. Mas, temos o exemplo deste moço que não desfaleceu. Havia um exército de mais de 5 mil homens que desfaleceu e se escondeu deste homem, mas Davi é corajoso e forte em nome do Senhor e vai para a batalha. Diante das lutas da vida, vá para a batalha. É a luta contra o gigante da depressão, procure ajuda em nome de Jesus. Leia, ore, procure um pastor, um grupo de apoio, um psicólogo, mas lute contra este gigante em nome de Jesus.
É a luta contra a bebida, o cigarro, a mentira, a infidelidade. Qual destes gigantes querem derrubá-lo. Olhe para o exemplo de Davi: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Vençamos os gigantes da vida com a nossa esperança no Deus da nossa vida que vive e reina para todo o sempre.

_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas