Sigamos em frente


- Texto para reflexão: Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste (Daniel 3.16. 18).
Saibamos que um dos aspectos mais importantes da nossa fé é confiar sempre em Deus, mesmo quando não entendemos ao certo os passos da nossa vida.
Mesmo nos momentos de maior dificuldade, mesmo quando o chão desaparece dos nossos pés somos convidados a seguir em frente e confiar no caráter do nosso Deus.
Exatamente isto que aconteceu na vida destes três judeus de nomes: Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Eles tinham uma vida diferente, um comportamento diferente mesmo numa terra estranha. E o texto que conhecemos bem nos informa que eles se recusaram a curvar-se diante do “deus” do rei Nabucodonosor.
O capítulo anterior diz que esses três homens foram trazidos presos de Jerusalém pelos caldeus e levados ao palácio. E aqui foi-lhes ensinada a língua dos caldeus e junto com Daniel, foram nomeados líderes do governo.
E agora, em torno deles, homens das outras nações se curvam à imagem de ouro, em obediência ao decreto do Rei. Mas, Sadraque, Mesaque e Abede-nego não obedeceram a determinação do rei! Os líderes invejosos correram comunicar isso ao Rei. E ao ouvir isso o rei se enfureceu. Seu pensamento entrou em ebulição: Como que membros do meu próprio governo ousam se colocar em desobediência contra mim?Naqueles dias não era novidade punir os rebeldes aos decretos reais, lançando-os numa fornalha ardente. O rei ordenou a seus soldados que aquecessem a fornalha sete vezes mais quente que o habitual. E lá foram estes homens de Deus para serem queimados vivos.
O texto mostra que estes homens possuíam uma fé que disseram ao rei: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.Aprendemos com estes rapazes que Deus tem o controle abosluto na vida. Aprendemos que fé brota da graça de Deus a ponto de corrermos riscos até de morte como foi o caso deles. Eles mantiveram a confiança em Deus e não se dobraram diante da adoração a estatua de Nabudonosor. Eles seguiram em frente nas convicções espirituais deles. Eles prevaleceram com a alegria de Deus no coraçao e a certeza da soberania do eterno Deus:
Eles disseram que se Deus quisesse livrar, livraria, do contrário também não se importavam porque sabiam em quem criam.
Finalizando a reflexão, deixo algumas dicas profundas para o nosso coração:

· Acreditemos que Deus tem um plano maior para a nossa vida;
· Podemos superar todos os obstáculos da vida através da fé que vem de cima;
· Nunca percamos a razão da nossa fé por nada deste mundo;
· Creiamos que aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo.
_______________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas