A água que satisfaz a sede do coração

- Texto para reflexão: Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la (João 4. 13-15]

Jesus se encontra com uma mulher em um poço na Samaria, e pede um gole de água. Ela ficou surpresa porque naquela época, os judeus não se relacionavam com os samaritanos. Ela disse: Como o Senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? Jesus disse a ela: Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva.
A mulher pensou que Jesus estava falando da água literalmente. Ela disse: O senhor não tem com que tirar água e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?
Em vários aspectos da vida começamos a pensar sobre o que não temos e todos os obstáculos em nosso caminho e, quando vemos, já não ouvimos mais o Senhor. Já não mais experimentamos da sua graça e poder.
A verdade é que Deus pode fazer o mesmo que aconteceu com aquela mulher ainda hoje. Não fiquemos presos à rotina e saibamos que dentro de nós jorra uma incrível fonte de vida, Jesus Cristo de Nazaré.
Este que pode fazer o que os seres humanos não conseguem. Ele pode matar a sede do nosso coração sedento e numa terra sem água, sem fonte. O central de tudo é olhar para a fonte de tudo, este que tem a água da vida para nós. Este que veio do alto para nos redimir e saciar a nossa sede espiritual.
A afirmação de Jesus para aquela mulher depois de muitos questionamentos é que qualquer que experimenta a água da terra volta a sentir sede. Mas, o que bebe da água que ele dá que é incomparavelmente melhor, nunca terá sede, porque a água que ele dá produz uma fonte de água que salta para a vida eterna. A mulher samaritana diz a Jesus no versículo 15: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.
Há pessoas que estão procurando beber a água que satisfaz a sua sede espiritual, no entanto, não encontraram ainda, porque a água terrena não satisfaz a sede espiritual. O vício do crack não satisfaz o coração do ser humano. A bebida não mata a sede, ela provoca sim, uma ressaca e um grande vazio no coração.
Jesus se apresenta neste texto como aquele que mata a sede mais profunda da alma, que, aliás, só ele pode matar mesmo. Pois, todo homem que não bebe da água que Jesus dá nunca se sentirá satisfeito. Portanto, Jesus é a única fonte de água viva.
Quando bebemos da água que Jesus deu ao nosso coração, saltamos da morte para a vida e vida eterna. Saímos do deserto, da aridez e nos encontramos com aquele que satisfaz a sede do coração, com aquele que é a fonte de água viva. Louvado o nome do Senhor por esta obra que é realizada no nosso coração.
Aqueles que não receberam desta água da vida, precisam clamar pela misericórdia do Senhor, precisam pedir para que ele perdoe os pecados e mate à sede que há no coração árido. Ao contrário nunca haverá possibilidade de ter a satisfação de beber da água da vida que é Jesus, se ele não se manifestar trazendo o refrigério de ter o perdão dos pecados nele.
Jesus é a água da vida que satisfaz a sede do coração!

_____________

Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas