O caminho de Jesus


- Texto para meditar: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (João 14.6).

Eugene Peterson diz que o caminho de Jesus implica na construção de um estilo de vida cristocêntrico. O real significado do caminho de seguir a Jesus é muito mais que adotar um manual de boas maneiras com direito a passaporte para a vida eterna. O caminho de Jesus implica na construção de um estilo de vida fundamentado nos valores do Reino e livre da influência conceitual de certo e errado imposta pela sociedade contemporânea.
Para manter o foco no caminho que é Jesus é preciso reconhecer à centralidade da cruz. A cruz de Jesus é o nosso verdadeiro caminho da obediência ao Pai. O caminho nos puxa para a obediência. O caminho do Reino de Deus não é o de mar de rosas, mas é a obediência pela cruz.
A cruz de Jesus é o caminho único para experimentarmos a vida dele, para experimentarmos o caráter dele. Para respirarmos a verdade dele e não a nossa. O único caminho para vivermos um Evangelho verdadeiro é a cruz de Cristo. Lá percebemos que não são as nossas ferramentas que levam as pessoas a Deus. Lá nós entendemos que não é a nossa ajuda, a nossa inteligência que conduz as pessoas a Cristo, mas é a cruz dele que faz isto.
O caminho de Jesus é o do servo obediente, portanto, o nosso não pode ser diferente. Então todos os dias, precisamos tomar nossa cruz e seguir o caminho de Jesus. E este caminho tem a ver com entrega, com renúncia, com a morte todo dia do nosso ego. Tem a ver com o esvaziamento de nós mesmos para que Cristo seja engrandecido em nós.
O caminho de Jesus é o contrário do mundo. Porque o mundo pede para amarmos os amigos e sermos indiferentes com os que nos ferem. O caminho de Jesus mostra que devemos amar os que são indiferentes e ainda orarmos por eles. No caminho de Jesus o maior é o que mais serve. No mundo é o que é importante, tem status. No caminho de Jesus temos uma marca, a cruz e nela entendemos que o caminho, a vida e a razão de tudo é Jesus Cristo de Nazaré (A
lcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas