Satanás quer mexer com a messianidade de Jesus sabendo que, de fato, Ele é o Filho de Deus e tem total poder para tornar uma pedra em pão para comer. Mas, Jesus entende que esta prova que ele está passando é para a glorificação do Pai e para o seu povo aprender a depender do Pai em todas as circunstâncias da vida, então, ele diz não à tentação usando a sua própria Palavra.
Ele mostra a Satanás que as coisas espirituais, as coisas do Reino de Deus, nos fazem renunciar a todos os prazeres aqui da terra. Ele diz para Satanás: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem.
O pão da terra satisfaz a fome terrena, mas o pão do céu que é o próprio Senhor Jesus satisfaz a fome espiritual. E só encontramos este pão através da Palavra de Deus. E aqui Jesus vence a tentação porque ele está relacionado com as coisas do Pai, ele está em sintonia com a Palavra de Deus Pai, ele está inteiramente ligado com as coisas do Pai.
No versículo 5, Satanás tenta ao Senhor Jesus novamente mostrando todos os reinos do mundo. Os versículos 6 e 7, dizem: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua.
Satanás não desiste como sempre das suas astúcias de querer tentar ao Senhor Jesus Cristo. Mas, Jesus responde com a Palavra para Satanás no versículo 8: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Satanás de modo simbólico mostra a Jesus tudo aquilo que representa o poder terreno, ele mostra para o rei de todo universo o resplendor da civilização humana. Querendo com isto persuadi-lo a servir a Satanás, ou então, deixar de lado o plano da redenção.
No versículo 6, Satanás quer usar a autoridade que lhe foi dada por Deus como o príncipe deste mundo corrupto, achando-se como o verdadeiro Deus da criação. É claro que ele tem certo poder dado por Deus, mas este poder é restringente, é controlado pelo Pai, portanto, ele só faz aquilo que Deus permite segundo o querer dele, a vontade soberana dele. Mas, Jesus responde à altura para o prepotente Satanás. Ele diz: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Jesus responde com a Palavra, excluindo qualquer homem ou criatura criada por Deus que tenha algum desejo de ultrapassar a Deus Pai. A adoração, o prostrar-se, o glorificar, o servir é dirigido somente ao Pai, e ninguém mais. E Jesus evidencia isto usando a própria Escritura, a própria Palavra do Deus Pai. Mas, o Diabo como é atrevido mesmo, no versículo 9, tenta Jesus novamente.
Os versículos 9 a 11 dizem assim: Então, o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Satanás dentro dos planos de Deus, coloca Jesus no pináculo do templo, que era o alto do pórtico real, o topo do pórtico do templo de Salomão. Ele faz a provocação querendo colocar a messianidade do Senhor Jesus em risco, quando ele indaga: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Satanás sabia que se Jesus não sofresse a pena da tentação, não estaria apto dentro do plano eterno do Pai. Ele não estaria pronto para ser a oferta de sacrifício pelo pecado do seu povo. Por isso, ele mostra-lhe esta tentação, tentando levar Jesus ao caminho da vitória terrena e não a espiritual. Só que Jesus tinha na mente e no coração o propósito do Pai para Ele, que era sofrer esta tentação e alcançar a glória não da terra, mas do Pai, a vitória espiritual, o triunfo eterno, o triunfo celestial, não o triunfo terreno. (Livro: Vida sincera)
Nenhum comentário:
Postar um comentário