O diálogo é a forma que nos ajuda a expressar as percepções e os valores que acreditamos nessa vida. O diálogo é feito com outras pessoas. Como seres sociais, não podemos ser pessoais sem conviver com o diálogo, ele é parte intrínseca da nossa vida pessoal. O diálogo é com as pessoas da nossa casa, com aqueles que trabalhamos, na igreja, no bairro e na rua.
O diálogo é quando nos envolvemos numa conversa para aprofundar a dimensão pessoal da convivência, mesmo quando há diferenças de opinião e de ideias. Jesus foi assim na sua jornada ministerial. Ele conversou sobre Reino, aliança e mediador com os discípulos. Ele conversou sobre a importância deles se preparem para o dia da sua morte e da sua ressurreição.
Jesus dialogou com uma mulher de Samaria, perguntou sobre a sua história e sobre a realidade da vida. E até pediu água para ela. Algo que para os judeus era um vexame, porque samaritanos e judeus não se davam. Jesus dialogou com um homem que era coxo, provavelmente, pela sua situação, ninguém gostaria de falar com tal tipo de pessoa.
Jesus dialogou com Marta sobre a necessidade de tempos a sós com Ele. Enfim, Jesus dialogou com muitas pessoas ao longo da sua história e ele sempre se preocupou em ouvir o que as pessoas tinham de dilemas na trajetória de vida.
Nós os pastores fazemos isso com as pessoas, ouvimos suas histórias, seus dilemas, suas dores, seus pecados, seus conflitos e suas crises em diversos momentos da vida. Não tem hora para isso, ouvimos e dialogamos com as pessoas. Dizemos para elas o que as Escrituras nos ensinam para fazer diante dos vários dilemas que vivemos.
A arte de ouvir e falar corretamente é graça de Deus. Precisamos de sabedoria e graça para ouvir uma pessoa por horas, e depois falar de maneira sábio e prudente. Mas, para dialogarmos com as pessoas, precisamos de paciência, graça, um ouvido treinado para não perder nada do que elas falam. E isso gera crescimento em ambos os lados, de quem ouve e de quem fala.
Que Deus nos ajude a dialogar sempre e que aprendemos a ouvir as pessoas e suas histórias com a alma e o coração. Que imitemos o nosso mestre Jesus que ouvia as pessoas com o coração sempre. (Alcindo Almeida)
Muito bom!
ResponderExcluir