terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Ser simples é ser grande!


Ralph Waldo Emerson certa vez disse: 
Nada é mais simples que a grandeza. Na verdade, ser simples é ser grande. Realmente essa frase precisa ser um ato nosso, precisamos resgatar mais a simplicidade, singeleza e humildade na vida. Hoje, somos conhecidos mais pelos títulos que temos, do que pelo que somos propriamente dito. Falamos mais sobre o que a pessoa faz do que aquilo que ela é. 
O apóstolo Paulo disse essas palavras em 1 Coríntios 15.9 e 10: Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
Paulo reconhece o seu tamanho na presença de Cristo, ele se sente o menor, nem acha que deve ser chamado de apóstolo por causa das ações feitas antes da sua transformação no coração, depois que Cristo o aceitou. Ele trabalha a simplicidade, singeleza e humildade na vida ministerial. Ele reconhece a necessidade de postura simples no Reino. Ele não é melhor do que ninguém. 
E olhem que no papel Paulo é uma sumidade, um grande doutor da Lei. Mas, ele se apresenta apenas como uma pessoa normal e igual a todos. E atribuiu toda a sua capacidade a Cristo. Ele diz: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã. A graça que faz Paulo pregar, agir, respirar o Evangelho e ser um discípulo de Cristo. Paulo é simples, humano, verdadeiro, singelo e sereno em falar da sua vida na presença de Cristo. 
Sejamos simples na vida, sem grandeza, sem querer ser mais que o outro, sem querer brilhar mais que os outros. Quem tem que aparecer na nossa vida é Cristo, quem tem que brilhar é Cristo, não nós. 
Que essa graça preciosa atue em nós para que sejamos simples e humildes na presença de Jesus Cristo de Nazaré! (Alcindo Almeida)

Um comentário: