terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A graça nos basta na vida!


Hoje vim correr no parque Ibiraquera. Estou aqui recordando 30 anos depois da época do Seminário JMC. Foi um t
empo de muita dureza, solidão, abnegação, reclusão, esvaziamento do ser, tempo de lutas, experiências difíceis e muito tempo de leitura, oração, estudo, preparo e foco no que fazíamos nos dias de estudo e trabalhos.
Para vocês terem uma ideia, a média para sermos aprovados, era 8,0. Sem chance se tirássemos menos do que isso! E fazíamos uma média de 10 matérias por semestre. Líamos uma média de 3 mil páginas por ano! E fazíamos as provas de grego, inglês, português, hebraico, história da igreja, psicologia, antropologia, sociologia, história das missões, lógica, epistemologia, filosofia, metodologia, exegese, teologia bíblica e contemporânea e teologia sistemática, arrebentavam com a gente! As provas de teologia tem compêndios de 15, 20 e 30 páginas.
Lembro da prova de teologia que escrevi simplesmente, 27 páginas! Esse tempo foi de muito aprendizado no quesito humildade. Aprendemos a ser humildes, simples e focaria na vida. Aprendemos a ser resilientes em todos os momentos, aqueles anos foram testes divinos para ver como nós portaríamos nas lutas, nas adversidades e dificuldades no Seminário.
Houve dias que não tínhamos dinheiro para comprar comida, não havia dinheiro para comprar livros. Lutas, lutas, mas a graça nos sustentou! Deus foi bom demais conosco! Todos chegamos ao final do seminário com vida, garra e motivação!
Louvado seja o Eterno Deus por tudo que aconteceu na nossa vida durante os 4,5 anos no JMC. Em todo tempo Deus foi bom demais!
O texto sagrado tem tudo a ver com a nossa história: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. 
Se quiserem saber mais sobre a nossa trajetória no Seminário, leiam o nosso livro: Teologia e Amizade: A nossa formação pastoral. Os 25 anos da Turma do Seminário JMC: Luiz Carlos Gomes Ribeiro. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário