Hoje vim correr no parque Ibiraquera. Estou aqui recordando 30 anos depois da época do Seminário JMC. Foi um tempo de muita dureza, solidão, abnegação, reclusão, esvaziamento do ser, tempo de lutas, experiências difíceis e muito tempo de leitura, oração, estudo, preparo e foco no que fazíamos nos dias de estudo e trabalhos.
Para vocês terem uma ideia, a média para sermos aprovados, era 8,0. Sem chance se tirássemos menos do que isso! E fazíamos uma média de 10 matérias por semestre. Líamos uma média de 3 mil páginas por ano! E fazíamos as provas de grego, inglês, português, hebraico, história da igreja, psicologia, antropologia, sociologia, história das missões, lógica, epistemologia, filosofia, metodologia, exegese, teologia bíblica e contemporânea e teologia sistemática, arrebentavam com a gente! As provas de teologia tem compêndios de 15, 20 e 30 páginas.
Lembro da prova de teologia que escrevi simplesmente, 27 páginas! Esse tempo foi de muito aprendizado no quesito humildade. Aprendemos a ser humildes, simples e focaria na vida. Aprendemos a ser resilientes em todos os momentos, aqueles anos foram testes divinos para ver como nós portaríamos nas lutas, nas adversidades e dificuldades no Seminário.
Houve dias que não tínhamos dinheiro para comprar comida, não havia dinheiro para comprar livros. Lutas, lutas, mas a graça nos sustentou! Deus foi bom demais conosco! Todos chegamos ao final do seminário com vida, garra e motivação!
Louvado seja o Eterno Deus por tudo que aconteceu na nossa vida durante os 4,5 anos no JMC. Em todo tempo Deus foi bom demais!
O texto sagrado tem tudo a ver com a nossa história: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.
Se quiserem saber mais sobre a nossa trajetória no Seminário, leiam o nosso livro: Teologia e Amizade: A nossa formação pastoral. Os 25 anos da Turma do Seminário JMC: Luiz Carlos Gomes Ribeiro. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário