Precisamos de um amigo que conduza a nossa mente para a vontade de Deus. E este amigo é o mentor que nos ajuda a aproximar de Deus à medida que ele mostra o nosso pecado, no sentido do crescimento na santidade diante do Pai. É este amigo mentor que nos ajudará na supervisão, na nossa dedicação da contemplação do Pai. Ele nos ajudará nas nossas fraquezas e falhas da vida nos ajudando a crescer no momento da oração.
Há um filme chamado O Conde Monte Cristo. Ninguém que assiste a este filme deixa de ser marcado na vida. Eu diria que é um verdadeiro sermão para a vida.
Edmond Dantes (James Caviezel) é um jovem ingênuo e honesto que planeja se casar com Mercedes (Dagmara Dominczyk). Entretanto, sua vida desmorona quando Fernand (Guy Pearce), seu melhor amigo que também cobiça Mercedes, lhe prepara uma armadilha que o deixa durante 13 anos aprisionado.
Atormentado com tudo o que lhe ocorreu, Edmond cada vez mais esquece seus ensinamentos sobre o certo e o errado para elaborar seu plano de vingança, que pretende pôr em prática assim que conseguir deixar a prisão.
Com a ajuda de Abbé (Richard Harris), outro detento, Edmond consegue fugir se transformando a partir de então, no rico e misterioso Conde de Monte Cristo. Ele se infiltra na aristocracia francesa disposto a levar até o fim, seu plano de vingança.
No filme vemos a experiência de um homem que é justo, correto em seu proceder e que num certo momento da sua vida ele é acusado por um crime que não cometeu. O profundo de tudo é que preso durante esses treze anos sofrendo e sendo humilhado num lugar onde nenhum ser humano deveria passar, ele aprende tudo o que alguém precisa saber na vida. Ele encontra um padre que é sábio e mesmo idoso ensina princípios profundos para ele.
Com esse padre (Abbé) ele faz uma amizade marcante que o preserva da morte. Esse padre o vê todo dia e se torna o seu mentor espiritual. Quando ele sai da prisão por milagre, ele tem a possibilidade de aplicar tudo o que aprendeu com este padre (Abbé) que foi referencial para o seu coração e um grande mentor da sua alma.
Quando vemos este filme nos lembramos da necessidade de termos mentores em nossa caminhada. (A amizade da alma: Fidelidade na mentoria da vida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário