quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Pessoas mais pacientes


Paciência é a capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades ou incômodos com calma ou resignação. 
Paciência é o sossego com que se espera uma coisa desejada. Paciência é ter perseverança.  A grande verdade é que a velocidade que chegou nos tempos atuais nos tirou aquela calma habitual. 
Hoje nós temos uma grande irritação se a conexão com a internet está lenta, se o café que pedimos na padaria demora mais de dois minutos. Ficamos irritados se as pessoas não respondem imediatamente a mensagem no WhatsApp.
Temos impaciência em ter que esperar a resposta dos nossos filhos. Temos impaciência em ter que escutar o que a outra pessoa fala para nós. Percebem que  criaram a velocidade para ouvirmos os áudios no WhatsApp? Não temos paciência no farol, queremos que fique verde logo. 
A verdade é que nossa impaciência gera impulsividade, gera ansiedade, gera insatisfação e uma profunda angústia. Haja vista, pessoas tomarem medicação para evitar o stress e a ansiedade. A nova geração foi formada com essa impaciência. Os jovens não conseguem parar para nos ouvir apenas dois minutos. A nova geração sofre, se frustra e fica entediada diante das perdas porque não aprendeu a esperar os detalhes e dificuldades da vida.
Quem diria que falaríamos que a paciência é uma disciplina rara, pois, vivemos num mundo ativista e rápido demais. A paciência é fundamental no processo de transformação. Sem paciência nos tornamos infantis em todas as nossas relações. Então, a grande dinâmica da vida é descansar em Deus é esperar nele. 
O Salmo 37 é um retrato desse descanso em Deus. Davi usa vários verbos importantes para aprendermos a descansar e esperar em Deus. Ele usa os verbos: confiar, entregar, agradar, descansar, esperar e deleitar mostrando a necessidade para aprendermos com paciência a dependência do caráter do Eterno Deus. 
O texto afirma: Descansa no Senhor e espera nele. Precisamos ser pessoas mais pacientes na vida. Precisamos descansar mais, esperar mais. Lembro bem da nossa história como casal. Esperamos quase oito anos para sermos pais. Tratamento daqui, dali e nada de chegar. Tempo de oração, choro, espera, espera e mais espera. 
Fomos conduzidos na paciência divina. Não era o nosso tempo, era o de Deus. A Isabella chegou quando eu tinha 38 anos e a Erika 32. O Salmo 37 nos convida a exercitar a paciência numa confiança no caráter e vontade do nosso Deus. Ele não tem pressa como nós, Ele age do jeito dele, conforme o querer dele sempre! (Alcindo Almeida)

Um comentário:

  1. Pastor Alcindo … sou muito edificado com suas reflexões e ensinamentos
    Deus usa você para ensinar seus propósitos para suas ovelhas

    ResponderExcluir