Que dureza sempre! Nós avaliamos as pessoas e olhamos as suas cabeças, seus pensamentos legais, suas formas de falar, seu jeito de se expressar. O detalhe é que sempre olhamos para as aparências e estilos das pessoas. Geralmente uma pessoa bem vestida sempre nos chama a atenção, ainda mais se for de marca.Isso é engraçado, porque o nosso Deus sempre olha o nosso coração, Deus olha para a nossa página interna e vai bem lá dentro. Por isso, avisou a Samuel na escolha do sucessor de Saul: Não atentes para a aparência, porque eu vejo o coração!
Imagino que o recado foi sério mesmo, porque Samuel quando desceu para a casa de Jessé, realmente ele olhou para os filhos mais fortes e de presença para a seleção do reinado de Israel. Jessé pai de Davi idem, tanto que o moço do campo e pastor de ovelhas, foi o último a ser chamado. Todos os filhos de Jessé foram avaliados, na leitura do profeta e do pai deles. Deus disse não para todos e a dica foi dada antes: Samuel, não atentes para a aparência, porque eu vejo o coração!
Aquele que foi desprezado por todos, aquele que cheirava a ovelha, aquele garoto do campo foi o escolhido para ser o sucessor de Saul, sabem por que? Porque Davi tinha um coração de Deus, um coração de temor e caminhada espiritual com o Eterno Deus.
Davi foi escolhido por Deus, não por homens, se dependesse de Jessé e de Samuel, ele teria sido deixado de lado, jamais teria sido lembrando. Afinal de contas, o que um mero pastor de ovelhas faria no trono de Israel?
As pessoas olhavam para Davi e não viam nada, Samuel não via aparentemente nada, mas Deus via, porque vai lá dentro de nós e sonda o mais profundo do nosso ser. Quando formos desprezados, deixados de lado pelas pessoas, quando acharem que somos nada, não tem problema, o mais importante é termos um coração piedoso e centrado em Cristo.
O nosso valor não está em sermos notados ou lembrados pelas pessoas, mas está em termos a sintonia divina, termos a comunhão com o Senhor Deus, sermos amados por Ele e vivermos a vida de santidade e amor na presença dele. Porque Deus enxerga o coração, a sensibilidade, a espiritualidade, não o que fazemos ou deixamos de fazer.
Essa foi uma bela dica divina para o coração de Samuel, quase que ele perde de vista. O resultado foi extraordinário, vemos um rei maravilhoso em Israel, alguém destemido, forte, corajoso e marcante para a nação!
Claro que pecador e falho também. Mas, o melhor de tudo, quando o texto sagrado se refere a Cristo, diz: Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. (Alcindo Almeida)