O texto de 1 Samuel 8.6-7 afirma: Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao Senhor. Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.
Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
terça-feira, 29 de novembro de 2022
Você controla a sua própria vida?
O texto de 1 Samuel 8.6-7 afirma: Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao Senhor. Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Sejamos agradecidos!
Davi disse as seguintes palavras em 1 Crônicas 29:10-14: Pelo que Davi louvou ao Senhor perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, Senhor , Deus de Israel, nosso Pai, de eternidade em eternidade. Teu, Senhor , é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor , é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
Cristo intercede sempre por nós!
Cristo é o cabeça do corpo, da igreja, ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele residisse toda a plenitude e que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele todas as coisas quer sobre a terra, quer nos céus. (Col. 1.17-20)
terça-feira, 22 de novembro de 2022
O orgulho é traiçoeiro
O orgulho cega todo o sistema do nosso ser. O orgulho não só nos cega para que não vejamos, mas nos cega para todos os outros pecados escondidos na profundeza do nosso coração. O orgulho nos faz rejeitar a repreensão, a correção e a exortação. O orgulho esconde arrogância que há dentro do nosso ser.
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Um amor distorcido
Um escriba se dirigiu a Jesus com a intenção de encontrar um modo de acusá-lo de heresia sobre qual era o maior mandamento na Lei. Esse escriba perguntou exatamente assim. E Jesus respondeu no texto de Mt 22.36-38: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento.
sábado, 19 de novembro de 2022
Mentores na vida
A mentoria espiritual é uma prática que tem perdido o seu significado e lugar entre nós porque optamos pelo individualismo como forma de sobrevivência no mundo moderno. Somos auto-suficientes e achamos que qualquer interferência em nossa privacidade é sempre um risco que não vale a pena correr.
quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Uma aliança com os olhos
John D. Street afirmou as seguintes palavras: Purificar o coração parece ser uma busca interminável. É como pintar com cal uma cerca desgastada pelo tempo. A cada nova camada, mais imperfeições aparecem. Os problemas do coração, que alimentam os desejos sexuais impróprios, estão entre as piores desgraças recorrentes no aconselhamento. Parece não haver fim para as impurezas sexuais que vem à superfície na medida em que o aconselhamento transcorre, justamente quando o conselheiro parece ter tratado o problema, uma impureza ainda mais gritante se torna evidente.
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Quero trazer à memória!
Recordar é trazer de volta para o coração tudo que pode ser uma experiência muito intensa na nossa vida. Todas as recordações mexem com a nossa sensibilidade, mexem com a nossa alma e com o nosso ser. A nossa memória atua nas emoções do presente e a lembrança do passado.
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
A condição do ser humano
Paula Braga no seu livro Arte contemporânea: modos de usar, disse as seguintes palavras: "Nós queremos ser objetos fechados, definidos, bem recortados, feitos de acordo com o modelo reprodutível e indiferente à passagem do tempo. Não haver tempo para tudo, sem ação e sem corpo natural é o ideal. Felicidade hoje é não ser."
domingo, 13 de novembro de 2022
Esperar gera equilíbrio!
Esperar não é perder o tempo e nem desanimar na vida. Esperar gera mais equilíbrio e sensibilidade em nosso coração. Deixa a gente mais tarimbado para as grandes questões da vida. Esperar é para exercitar a nossa fé aquele que pode todas as coisas e sabe daquilo que é necessário e importante para o nosso crescimento. (Alcindo Almeida)
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
Ela escapou!
Há um livro precioso de Immaculée Ilibagiza chamado Sobrevivi para contar. Ela conta a experiência de ficar três meses confinada num banheiro minúsculo com mais sete mulheres famintas e aterrorizadas, sem condições mínimas de higiene, saúde e alimentação, lutando contra o desespero e ouvindo as vozes dos assassinos que queriam matá-la cruelmente.
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Os dias são passageiros
Foi Ju Blasina, escreveu o livro 8 horas por dia. Ele apresenta 51 poemas organizados. Ela disse: O peso das horas nos achata. Uma vez virada a página, o que se encontra é uma nova, ainda em branco, esperando novas sentenças para dar continuidade a história que cada um de nós representa. História essa que continua enquanto houver folhas e tinta.
quarta-feira, 9 de novembro de 2022
O tempo passa mesmo!
Fernanda Estramasso Rodrigues afirmou no seu livro Aquilo que a gente não diz: "E o tempo? Segue sua direção às vezes reta, às vezes tortuosa, mas segue. A gente nunca vai entender direito. O tempo não é de entender, é de passar. Nós que tentamos explicar, nós que trabalhamos, e ele só passa sempre."
terça-feira, 8 de novembro de 2022
Cuidado com o esgotamento!
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Síndrome de Burnout foi classificada em 2019 como um problema ocupa ocupacional. Não como uma doença no sentido comum da palavra.
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
Somos feitos gente
Ju Blasina afirmou: “É que por dentro somos feitos gente.” Vocês já perceberam que há épocas em que estamos dispostos a fazermos qualquer coisa?
sexta-feira, 4 de novembro de 2022
A destruição foi destruída!
O grande reformado genebrino João Calvino afirmou: Na cruz a destruição foi destruída, o tormento foi atormentado, a condenação foi condenada, a morte morreu e a mortalidade foi feita imortal.
Alimento nas Escrituras
Os cristãos se alimentam das Escrituras. As Sagradas Escrituras nutrem a Comunidade Santa, assim como o alimento nutre o corpo humano. Os cristãos não se limitam a ler, estudar ou usar as Escrituras; nós a assimilamos e a aplicamos à nossa vida de tal forma, que elas são transformadas em atos de amor, oferecimento de copos de água fria para os sedentos, viagens missionárias por todo o mundo, cura, evangelização e justiça em nome de Jesus e mãos levantadas em adoração ao Pai. (Eugene Peterson)
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
Andemos como sábios e não como insensatos
- Texto para meditação: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios. (Efésios 5.15)
Vivemos dias de muita falta de sensatez e de prudência nas falas. As pessoas estão tensas, fora de si e bem estressadas com tudo o que está acontecendo em nosso país. Precisamos de um equilíbrio urgentemente. Precisamos de prudência na vida e nas ações para evitarmos mais desgastes, mas tensões e o desiquilíbrio na vida.
Paulo diz para os cristãos serem estritamente cuidadosos acerca da vida que levam. Ele mostra que os cristãos como luz devem ser sábios (sophoi) e não néscios. (tolos, insensatos, ignorantes, com falta de iluminação espiritual)
Interessante que estas palavras: vede prudentemente como andais, nos lembra de uma palavra no latim – circum – que significa cuidado enquanto andamos ou vivemos. Tem a ver com o estilo de vida.
Esta caminhada é feita num passo tranquilo, é uma caminhada onde Deus está, onde ele quer que formos. É uma caminhada onde sabemos o que está em volta de nós. É uma caminhada onde temos tempo para refletir.
A preocupação de Paulo com o povo de Deus é exatamente esta. É a de observar onde andamos e como andamos. Ou seja, como sábios e não como ignorantes, tolos, insensatos diante das questões diversas da vida.
Desejamos andar prudentemente? Precisamos de uma perspectiva muito mais profunda do que aquelas que nos oferecem o sensacionalismo moderno. A sociedade oferece coisas que aos olhos espirituais combinam com a insensatez e a imprudência na presença de Deus Pai.
Andar prudentemente exige que nós olhemos com maior atenção para todos os assuntos, não apenas quanto às guerras entre Israel e Palestina, Rússia e Ucrania, Estados Unidos e o países árabes. Não apenas para a crise política do nosso país, que nos deixou tensos e ansiosos. Temos que andar prudentemente olhando para as questões teológicas também, as morais que tanto têm destruído as famílias brasileiras.
Temos que andar prudentemente olhando para as questões do pecado, que tanto atrapalham nossa comunhão com a Trindade. Percebam que andar prudentemente é reconhecer a complexidade dos assuntos, ao invés de reduzi-los à meras posições sem uma certeza, sem uma postura que cause impacto.
Paulo nos chama para uma vida de prudência tal, que os outros percebem que não somos tolos, não somos pessoas insensatas e ignorantes na vida. Somos pessoas sábias, prudentes, que compreendem os princípios da Palavra de Deus e sabemos discernir como o mundo está. E qual o caminho seguir sem sermos formados pela cultura secular, mas pela Palavra de Deus no nosso coração e as promessas contidas nela, que nos levam ao descanso total na presença do Pai.
Um texto que nos chama a atenção para a vida é Col.4.5: Portais-vos com sabedoria para com os que são de fora.
- Oração: Deus dá-nos a graça de sermos pessoas sábias, prudentes e capazes de discernir as questões da vida. Dá-nos a graça de sermos pessoas com equilíbrio espiritual para sabermos como agir, como falar e que atitutes tomarmos diante de várias situações da nossa vida. Em nome de Jesus, amém.
terça-feira, 1 de novembro de 2022
Como é breve o nosso tempo!
O Salmo 39.4 e 5 afirma: Mostra-me, Senhor, como é breve meu tempo na terra; mostra-me que meus dias estão contados e que minha vida é passageira. A vida que me deste não é mais longa que alguns palmos, e diante de ti toda a minha existência não passa de um momento; na verdade, o ser humano não passa de um sopro.
Leituras em outubro de 2022
1. Ronaldo Lidório. Teologia, piedade e missão. A influência de Gisbertus Voetius na missiologia e no plantio de igrejas. São Paulo: Editora Hebrom, 2022. Gisbertus Voetius foi o primeiro missiólogo protestante e um dos mais influentes teólogos reformados na Holanda do século 17, responsável por influenciar gerações ao promover a conciliação da teologia com a piedade, da fé com a missão, e da soberania de Deus com a redenção humana. Sua missiologia, teocêntrica e trinitária, bem como sua profunda contribuição no campo do plantio de igrejas, apontam para uma eclesiologia missionária que lança alicerces teológicos e práticos, tendo como máxima a glória do Senhor. Lidório reflete sobre a influência de Gisbertus Voetius na missiologia e, de forma específica, na teologia do plantio de igrejas, pois sua biografia e teologia precisam ser mais conhecidas pelo povo de Deus. Com uma linguagem clara e objetiva, o autor promove um ambiente para a reflexão pessoal a partir dos ensinos de Voetius, que propõem a conciliação do conhecimento de Deus com a piedade de vida, um irrecusável convite para buscarmos corações verdadeiramente quebrantados, transformados e edificados em Cristo. Contém 128 páginas.
2. GUIMARÃES, Rosther. Volte ao primeiro amor. São Paulo: Editora Z3, 2022. Em dias de crise, como os que vivemos, onde muitas igrejas vão se esfriando, necessitamos orar a Deus pela restauração. Precisamos ser cristãos de fibra, que abracem o Evangelho e que mudem a história da nossa nação. Se você viver de forma piedosa em Cristo, certamente será perseguido. Quando isto acontecer não desanime, mas ore! Fazendo assim, você vai demonstrar que confia no Senhor e reconhece que nada foge à vontade de Deus. Que Deus fale tanto ao seu coração que você se levante para fazer toda a diferença neste país e vejamos vidas prostrando-se aos pés do Cordeiro, que é Jesus Cristo, o nosso Rei e Senhor. Este livro traz mensagens que são instrumento de revitalização para que você seja uma bênção e para que tenha um ministério abençoador! Contém 80 páginas.
3. MORGAN, G. Campbell. Os propósitos da encarnação. Londrina/PR: Editora IDE, 2022. A encarnação de Cristo é uma das incógnitas que a mente finita vê sem qualquer palavra. Para Martinho Lutero, “o mistério da humanidade de Cristo, o fato de Ele ter descido ao ponto de revestir-se de carne humana, está além de toda compreensão humana.” Exatamente nesse ponto o sábio Morgan procura trazer um pouco de luz ao tema da encarnação e este livro será uma contribuição para todos que gostariam de ter mais compreensão desse maravilhoso mergulho de Deus na humanidade. Ficamos felizes em publicar esta obra e oramos para que seja de grande valor na sua vida. Contém 64 páginas.
4. PETERSON, Eugene. Fogo em meus ossos. A biografia de Eugene H. Peterson. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2022. Livro simplesmente maravilhoso e profundo porque traz relatos da vida e do coração do Eugene. Também por falar detalhes da jornada pastoral dele em vários momentos. Gostoso ler e ver que Eugene impactou a família, igreja, amigos e outros no mundo a fora, com sua simplicidade, espiritualidade e caráter cristão. O leitor e a leitora terão a oportunidade de conhecer a vida e obra de Eugene Peterson, conhecido como “pastor de pastores”, dada a expressiva influência desse querido pastor, escritor e poeta cristão. O livro traz detalhes e abordagens únicas da personalidade e trajetória do “artesão de palavras”, cujo ministério teve como principais marcas uma teologia sólida e o compromisso com a mensagem bíblica, qualidades que atraíram o prestígio de estudiosos e leigos. Líder reconhecido por suas reflexões equilibradas sobre a missão e a vocação do ministro cristão, Peterson foi um clérigo cuja sofisticação intelectual não o impediu de apreciar as experiências singelas e belas da vida, e dedicar seus talentos à formação espiritual de gente simples. Winn Collier, diretor do Centro Eugene Peterson para Imaginação Cristã e do Projeto Gênesis, teve acesso exclusivo ao biografado e a documentos que lhe permitiram produzir um retrato fiel da multifacetada e inspiradora vida de um dos autores cristãos mais influentes das últimas décadas. Vale a pena ler essa obra extraordinária! Contém 312 páginas.
5. MENDONÇA, José Tolentino. Nenhum caminho será longo. Para uma teologia da amizade. São Paulo: Editora Paulinas, 2013. Em geral, falamos muito do amor e pouco da amizade. Por isso, este livro, do autor José Tolentino Mendonça, é uma surpresa e um marco. Página por página, envolve-nos numa viagem que convoca a cultura e a espiritualidade, a antropologia e a Bíblia, as artes e a experiência cotidiana. Deixando ainda espaço para que juntemos a nossa voz nesta espécie de elogio àquilo que os amigos são. Esta obra é um apelo para descobrirmos Deus nos outros, redescobrindo-nos a nós próprios. Não é para ser lido com a pressa de querer chegar. É para ser lido parte a parte, parágrafo a parágrafo, com vagar, com o vagar de quem ousa construir fraternidade nas coisas mais insignificantes desta nossa vida. A amizade é sempre uma epifania e, por isso, existe uma teologia da amizade, um sentido divino para a amizade. O autor nomeia o significado profundo da amizade e, ao mesmo tempo, o seu segredo, a serena aceitação dos seus limites. Explora esse tema com um raro conjunto de referências, uma imersão profunda na Palavra de Deus, associada também a uma penetrante compreensão das raízes clássicas da nossa civilização, uma sensibilidade para a poesia, infelizmente tão ausente na teologia, e intuições profundas que serão certamente acolhidas com interesse também por outras culturas. Este é um livro que revela um profundo respeito pelo outro, um livro para ser saboreado. Contém 232 páginas.