sexta-feira, 1 de abril de 2022

Sociedade no caos


As palavras são importantes na nossa formação cultural. Elas dão forma às nossas ideias e estruturam nosso sistema de crença e educação. Vale lembrar de maneira bem séria que os sistemas, por sua vez, impulsionam nossa cultura, que determina como pensamos e nos comportamos, para o bem ou para o mal. 
A maior parte das pessoas acolhe naturalmente as palavras. Nós as usamos, mas raramente paramos para pensar sobre elas. Toda mudança cultural começa com uma mudança de linguagem. As mudanças na linguagem, palavras novas, novas definições, podem ser um efeito de transformação numa sociedade.
A nossa sociedade brasileira realmente precisa dessa transformação no sentido espiritual. Temos um processo triste demais em nosso país. O que aprendemos em termos de valores da vida, através dos nossos pais e avós, tem sido esquecido, deixado de lado mesmo por causa de uma proposta de linguagem liberal, aberta e por assim dizer: mais livre! Pobre ilusão das gerações novas, elas estão perdendo os valores que formam um caráter. Valores que as Escrituras trabalham de maneira séria, sobre o caráter, sobre a santidade, sobre o respeito para com o próximo, sobre a relação com Deus e com a sua criação.
A falta de cultivar valores para a vida tem gerado uma sociedade violenta, pobre nas palavras, pobre nos pensamentos e pobre no desenvolvimento. A sociedade tem vivido assim: copia e cola. Transformo isso em valores morais e espirituais. A sociedade está perdida no caos, filhos não consideram mais os seus pais, os acham caretas e ultrapassados. Resultados? Meninas e meninos perdidos e infantis nas decisões da vida! 
A sociedade está perdida no caos, os maridos não respeitam mais suas esposas e saem para as aventuras e de lazer, para que? Para satisfazerem o lado humano. A decisão de honrar o casamento na presença de Deus, vai para a lata do lixo! 
Algo está fora do eixo e afirmo que tem a ver com a nossa formação espiritual: não temos dado valor para a Palavra de Deus que diz: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Deus levantou a igreja para fazer avançar seu Reino de bondade, luz e beleza neste mundo caído. Uma das formas mais importantes para isso, consiste em comunicar e incorporar as palavras de Deus, que dão vida e que transformam o coração de pedra num coração de carne. Precisamos ser transformados pelas palavras vivas e ter a cada dia a renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Alcindo Almeida)

Um comentário: