terça-feira, 5 de abril de 2022

Buscando afirmação


Todo ser humano quer ser tratado com dignidade. Quando não somos respeitados, nós sofremos e lamentamos demais. Embora, tenhamos esse anseio por respeito e sentido por causa da concepção de pecado, não é errado querer ter dignidade e respeito. Na verdade, tudo isso reflete a nossa profunda consciência de sermos feitos à imagem de Deus. Esse reflexo nos impulsiona para o significado como seres criados pelo Eterno Deus. 
Só que a nossa imagem atingiu um processo horrível com a queda, ela foi desfigurada, manchada e sofreu um desgaste a tal ponto de termos a insegurança no próprio ser. Sofremos quando temos que lidar com o ser, com o significado e a dignidade humana. 
O nosso cerne do ser, do self humana busca e almeja o valor pessoal. Vivemos todos os dias da nossa vida, buscando a afirmação quanto a dignidade em casa, na escola, no hospital, na igreja e no trabalho, na Faculdade, na roda dos amigos e na vizinhança. Precisamos da afirmação de que somos algo. Não é atoa que todos nós quando estudamos, fazemos isso para sermos alguém, para termos uma carreira, para as pessoas verem que produzimos, que temos alguma relevância na sociedade. 
Bom, sabemos que a identidade e significado humanos só são possíveis através de Cristo. Cristo, na cruz restaura a nossa imagem desfigurada, Ele renova a nossa imagem e nos traz de volta a identidade e significado nele. Cristo é o grande restaurador fiel, aquele que nos ajuda a ter a dignidade restaurada e através dele, não precisamos provar nada. Não precisamos lutar pela imagem humana elevada.  Ele nos representa diante do Pai, Ele nos faz ser aceitos diante do Pai. Ele que perdoa o nosso pecado, a nossa falha, a nossa incapacidade de amar a Deus sobre todas as coisas.
Identidade? Temos sim, em Cristo Jesus. Ele é o grande renovador da nossa imagem, da nossa identidade e significado. Não precisamos mostrar nada, basta dizermos como Paulo: Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Louvado seja o Senhor Jesus Cristo que renovou a nossa imagem, restaurou a nossa identidade e significado nele! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário