quarta-feira, 27 de abril de 2022

Os olhos do coração


No livro Doce e amarga providência, John Piper diz que a teologia de Noemi era estilo das visões sentimentais sobre Deus, que permeiam tantas igrejas hoje em dia. Dão-se desculpas sem fim para a soberania de Deus. 
Piper diz que Noemi não se abala e tem certeza de três coisas: Deus existe, Deus é soberano e Deus a afligiu. 
O problema de Noemi é que a história de José não penetrou seus ossos. Uma verdadeira história de providência divina. José também foi para uma terra estrangeira. Foi vendido como escravo. Enganado por uma mulher adúltera e aprisionado. Tinha toda a razão para dizer como Noemi: O Todo-Poderoso me afligiu. Mas, jamais José culpou Deus por seus infortúnios, pelos dilemas e crises no desenrolar da sua jornada no Egito. 
Piper diz que Deus transformou tudo em bem pessoal para José e bem nacional para Israel. A principal lição de Gênesis 50.20 é: Certamente planejastes o mal contra mim. Porém Deus o transformou em bem, para fazer o que se vê neste dia, ou seja, conservar muita gente com vida. 
Noemi passa por essas questões complicadas que passamos em certos momentos da vida. Tanto, que ela diz: Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? (Rute 1:20,21) 
Algumas vezes, em alguns processos e lutas, nos sentimos como Noemi e pensamos que o nosso nome é amargura mesmo. Lembro bem do ano de 1998, um dos piores anos que já passei. Pensei em entregar minha carteira de ministro e desistir de tudo. Era jovem demais no sagrado ministério. A onda bateu lá no alto, doeu demais o processo de tratamento divino em meu coração. A minha alma chorou profundamente, não havia alento, esperança, nada de concreto para acontecer. Havia uma noite escura na alma! A amargura estava me consumindo e perguntava para Deus: por que? O que o Senhor quer me ensinar no meio de toda essa tempestade?
Noemi nem imaginava o que havia por vir e de quem ela seria avó, o que Deus faria na sua história de redenção. Aprendamos essa lição, mesmo que Deus nos aflija e doa demais em nosso coração, Ele sempre tem algo preparado para nós. Como diz John Piper: Noemi precisava abrir os olhos, os olhos do coração, para ver os sinais dos propósitos misericordiosos do Todo-Poderoso. Que Deus nos ajude a ver com os olhos do coração. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário