segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Conhecendo as histórias


Gostamos demais de falar em 
discipulado na igreja. Algo que precisamos lembrar é que o discipulado vai além de apenas conhecer. O conhecimento intelectual, seja das Escrituras, seja das doutrinas básicas da nossa fé cristã, não é algo suficiente para fazer discípulos. O conhecimento é algo muito importante sim no discipulado. Mas, passa por algo mais profundo, passa pela vida, pelo coração.
Lembro muito bem quando pastoreava uma igreja e fui convidado para cuidar dos adolescentes daquela comunidade. Pensei: Como poderia marcar a vida desses meninos e meninas com 14, 15 anos? Sentei com a minha esposa e disse: Traremos essa moçada para casa. Eles comerão aqui, dormirão aqui, verão filmes aqui e nos conhecerão de perto. 
O discipulado saiu das 4 paredes da igreja e foi parar em casa. quantas vezes, chegamos em casa e havia 30 adolescentes, 40 adolescentes. Algo que nos deixou felizes é que a nossa casa, virou a segunda casa daquela galera. A casa pastoral virou um lugar de segurança e lugar daqueles adolescentes abrirem sua alma. Ali, eles viram o meu jeito e os meus defeitos, viram o meu tratamento com a minha esposa. Viram como ela era também em todos os detalhes da vida. Lembro que dia de casamento, as meninas se arrumavam em casa. 
Lembro-me de chorar no meu escritório com vários deles. Conheci as histórias de cada um deles, orei com eles, dividi os espaço da minha vida e história com eles. Lembro-me de rir com eles também nos inícios de namoros, na entrada da Faculdade e muitos momentos preciosos. 
Depois, fiz o casamento de vários deles e batizei alguns filhos. 
O modelo de discipulado é Jesus Cristo de Nazaré, ele andou com gente, orou por pessoas, comeu com gente, visitou pessoas e conheceu as histórias de vida delas. Que aprendamos com o mestre a andar com as pessoas e ensinar os valores e princípios do Evangelho, mas sobretudo, a começar pela nossa vida! (Alcindo Almeida)


Um comentário:

  1. Gostei do testemunho. Muito bom. Esse é o verdadeiro ministério do discipulado. Estar junto como fez o Mestre. Parabéns pelo trabalho, Rev. Alcindo. A amizade permanece para sempre.

    ResponderExcluir