segunda-feira, 5 de abril de 2021

Cuidado com os excessos


Temos duas correntes no meio cristão hoje, que tratam a espiritualidade de forma ferrenha: a fanática e a fundamentalista. No fanatismo temos a palavra que vem do latim fanum (lugar sagrado) – as pessoas são tomadas profundamente por Deus e caem em êxtase. E no processo religioso a pessoa fica completamente radical quanto a sua espiritualidade. 
O fanático corta tudo da vida e só pensa no espiritual. Não é errado pensar somente na espiritualidade, mas o problema é que quem foi transportado para um entusiasmo arrebatador fica cego para as realidades ao seu redor. Negligencia todas as leis e mandamentos e as necessidades das pessoas. 
Os fanáticos precisam refugiar-se em fantasias de grandeza para encobrir a pequenez. Os fanáticos acham que somente eles estão certos e somente eles são santos. Somente eles seguem a Deus corretamente. Viram pessoas bitoladas, fechadas e insensíveis para o mover de Deus no contexto geral.
O fundamentalismo tem como base a fé que é construída sobre uma fundação firme. Esse lado de viver é muito bom. Mas, infelizmente, os fundamentalistas se atêm tão firmemente à sua fundação, que se tornam rígidos, secos, herméticos e eles acham somente eles pensam corretamente sobre Deus. A teologia deles é a única correta, o pensamento deles é perfeito e o restante do planeta está completamente perdido. Os fundamentalistas confundem Deus com os dogmas sobre Deus e colocam Deus numa redoma de vidro e falam o que querem sobre Ele.
Acredito que os dois lados são chamados à tarefa de tornar Deus perceptível às pessoas, de modo que o anseio espiritual seja atendido do jeito certo, e o jeito correto é o das Escrituras Sagradas. O teólogo Paulo afirma que orará com o espírito, mas também com a razão. Ele disse: Diante disso, o que fazer então? Orarei com o espírito, mas ao mesmo tempo com a mente; cantarei com o espírito, mas igualmente com a razão.
Precisamos de um equilíbrio na nossa espiritualidade bíblica. Precisamos de uma fé lógica, mas com coerência tomando cuidado com os excessos. Não precisamos virar fanáticos para respirar Cristo e nem sermos secos na teologia para andar com Cristo. Precisamos de coerência mesmo no nosso viver. Paulo teve essa coerência tanto que as igrejas por onde passava, ele deixava os ricos princípios da graça de Cristo.
Que Deus nos ajude a verificar o excesso no fanatismo e no fundamentalismo! (Alcindo Almeida)

4 comentários:

  1. Bom dia, este tema é muito importante é difícil,na minha experiência de igreja desde que batizei os Presbítero(s). Sao Fanática e fundamentalismo.
    Acredito que é assustador,
    Exemplo de um conselho 5 (cinco)Presbítero e o Pastor, resolveram que a igreja não precisa de zelador(a), o esposo da zeladora estáva desempregado.
    Chamaram em um Sábado a Zeladora e esposo desempregado e deram dois meses para que saísse da Igreja, e o Pastor ďisse que não precisaria mais de zeladores na igreja e que o mesmo que trabalhou na igreja não teria salário do mês trabalho e dos dois meses que tem para sair da igreja. Naquele dia a Zeladora tinha orando para Deus a bencoase com uma sexta básica, porque naquele dia só tinha arroz.(Neste momento que ela foi chamada).A zeladora foi para casa da zeladoria e os Presbíteros do Pastor foram embora, chegando em sua casa quase em seguida tocaram a campainha e quando o casal foi atender. Era o Pastor de uma igreja do mesmo Presbiterio,com
    Uma cesta básica e chamou a Zeladora pelo nome é disse me perdoe por que eu não sei o que estava me incomodando na minha igreja. Senti que vocês estavam precisando de ajuda e vi que se eu não trouxe-se está sexta para vocês eu ficaria doente. O esposo da zeladora com ajuda do pastor subiram com a sexta até a casa da zeladora e abril a geladeira e os armários para que ele visse que não tinha nada nós armários e Geladeira e o Pastor Da outra Igreja chorou e entendeu porque Deus incomodava tanto e pegou na mão da Zeladora e do esposo desempregado e orou e orou para o
    Nosso Deus em Jesus Cristo abençoe, a Zeladora e o Esposo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus pela sensibilidade de dar atenção para essa família. Geladeira encheu pela graça...

      Excluir
  2. Márcio Novaes Cavalcanti5 de abril de 2021 às 11:39

    Como é bom ler reflexões sensatas e ponderadas em um momento de tanta insanidade. Muito obrigado por isso, meu irmão e amigo, meu querido Pastor Alcindo.

    ResponderExcluir