Pular para o conteúdo principal

Tudo é sustentado por Deus

Jesus é o espelho dos propósitos eternos de Deus Pai. O escritor aos Hebreus afirma: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.
Cristo revela a própria estampa real do propósito do Criador, bem como sustenta o governo providencial dele no mundo criado. Cristo contempla tudo da criação, ele é a manifestação da Trindade diante de tudo que ela desejava que acontecesse. Deus falou através de muitas formas, mas fala pelo seu Filho amado. Esse que é o herdeiro de tudo, esse que é o Verbo, a palavra que estava presente quando tudo foi criado.
Nem conseguimos explicar direito essa frase do escritor de Hebreus: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser. Seres limitados nos sentidos são incapazes de explicar o tamanho do poder e da glória de Cristo. Só podemos dizer que tudo depende dele, tudo converge para ele. Tudo é para a glória de Cristo e sendo a glória dele, é também do Pai e do Espírito Santo.
Tudo é sustentado por ele e para ele, tudo tem a ver com ele. Ele que foi à cruz para nos perdoar e nos livrar da pena de dívida, essa que sem a ação dele, iríamos a passos largos para o Inferno. O texto é maravilhoso quando termina dizendo: Assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.
Esse é o príncipe de todas as nações, esse é o Cordeiro de Deus que está assentado no trono e reina ao lado do Pai e do Espírito Santo. Ao mesmo tempo, está dentro de nós, resolve os conflitos mais profundos do nosso ser. Ele que é o Rei dos reis, também olha para gente pequena como nós. Ele nos assiste e nos ama. Esse leão de Judá, vem ao nosso encontro e nos consola, nos ampara e nos ama todos os dias da nossa história.
Bendito seja para sempre o Senhor dos senhores, Cristo Jesus, o nosso eterno Senhor e Salvador!(Alcindo Almeida)

Comentários

  1. Mestre dos Mestres, o Senhor Jesus Cristo reina e vive em muitos corações que o buscam, e que deixam levar pela Sua Palavra Eterna. Com mansidão e autoridade governa e nos inspira, e assim, nos rendemos à Sua Bondade. Glória a Deus Pai, Filho e Espírito eternamente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …