Talvez alguns não saibam, mas Sócrates não escreveu nada. Tudo o que sabemos dele foi graças aos seus discípulos, particularmente a Platão. Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo. Sócrates pregava que devemos nos ocupar bem menos com as coisas, ou seja, riqueza, fama, poder e nos ocupar mais conosco mesmos.
Vivemos dias de enclausuramento, reclusão e de isolamento total. Tem sido um tempo de rever agendas, rever conceitos e planos de trabalho e também como nos relacionamos em casa. Porque o lugar que mais permanecemos hoje é em casa. Lembro-me do texto em I Timóteo 4:16 quando Paulo afirmou para o jovem pastor: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Precisamos voltar o nosso coração para dentro de nós mesmos, precisamos nos conhecer melhor, precisamos cuidar do corpo no sentido de preparo, saúde, exercícios e uma maneira saudável para viver. Mas, precisamos cuidar do coração no sentido espiritual. Precisamos voltar lá no intimo do ser e pedir para o Eterno Deus fazer a sondagem daquilo que precisa mudar, ser transformado, aquilo que precisa ser renovado.
Nesses dias, Deus tem dado a oportunidade para orarmos mais, para lermos as Sagradas Escrituras sem pressa e sem pensar nos inúmeros compromissos de agendas que teremos. Temos a oportunidade de ler e buscar um conhecimento mais profundo da uma teologia mais sadia e pura. Vale demais o conselho de Paulo para nós hoje, precisamos cuidar de nós mesmos, olhar para o ser e cuidar da doutrina, da teologia saudável e profunda.
Cuidado do ser é algo profundo demais e como precisamos. Cuidado da doutrina gera mais maturidade, segurança e equilíbrio na lógica de raciocínio. Teologia sadia produz crescimento e saúde no meio do povo que anda com Deus. Pensemos sobre essas realidades importantes para o nosso crescimento e conhecimento de todos os lados. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário