Pular para o conteúdo principal

Lembranças mexem com a alma


As lembranças são parte do nosso ser. Lembramos de coisas boas e ruins que aconteceram na nossa vida. Lembranças mexem com a alma. Lembro-me de alguns fatos que gostaria de não lembrar. Um deles, foi a infância dura e complicada que vivi num bairro simples de São Paulo. Minha família era muito pobre, passamos apuros grandes em nosso crescimento. Papai e mamãe saiam cedo para trabalhar, eu e minha irmã ficávamos sozinhos. Não havia possibilidade de pagar uma pessoa para cuidar de nós. Tínhamos que fazer as tarefas de casa e estudar sozinhos. 
Tempos difíceis, cruéis e tristes aqueles que vivemos, não havia dinheiro para quase nada, era mais para comer. Usávamos a mesma roupa de escola a semana inteira. Era o mesmo tênis e a mesma mala o ano inteiro. Eu via no rosto sofrido de mamãe e dor de não poder dar o suficiente para nós. Que dor! 
O tempo passou, a infância passou, a adolescência chegou e veio a fase da juventude. Percebemos que sobrevivemos, tudo passou. Eu, pela graça, amor e bondade do Eterno Deus, cheguei à conclusão do Colégio Técnico e depois fiz a Faculdade de Teologia no JMC. Foi Deus que sustentou, foi Deus que me ajudou e me deu coragem para passar pelos problemas complicados da infância: rejeição; pobreza; solidão; ausência dos pais; sufoco para concluir os estudos por causa de poucos recursos, um pouco de fome e outros detalhes. 
Toda vez que lembro desse tempo, recordo no coração a canção de Marcos Góes - Bem querer. A letra tem uma parte que diz: És o meu bem-querer, meu Mestre e tudo que tenho e sou, vem de tua mão, Senhor. Que se estende e me abençoa, mesmo sem merecer, pecador, o mais miserável dos homens que sou. Me envolves com o teu amor e por isso, eu sou mais feliz. E tem mais uma parte que ela diz: Pois estou bem certo de que nada, nem na morte e nem na vida, vai me afastar de ti, de tua bênção e do teu amor. 
Sou grato a Deus porque essas lembranças de tudo o que aconteceu comigo, me ajudam a ver o quanto Ele cuidou de nós, o quanto nos abençoou mesmo no meio da dor. O consolo vinha dele, o amor e cuidado dele, eram sempre presentes. Ele estendeu sua mão e cuidou de cada detalhe da nossa vida! Louvado e engrandecido seja o dono da vida! (Alcindo Almeida)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …