Exame divino

Lendo aqui o Salmo 26 o versículo 2 me chamou a atenção: Examina-me, Senhor, e prova mente; sonda meu coração e os pensamentos.
Havia algumas circunstâncias complicadas na vida de Davi e ele ora: Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. O rei Davi sabia que não era culpado da crise que enfrentava, havia problemas profundos no contexto. Nesse momento crítico Davi, sabendo que era humano e pecador, ele pede: Senhor, não olhes só para minha conduta exterior, olha para os meus sentimentos e pensamentos mais íntimos, olha para dentro do meu coração. Eu sei que não sou justo, eu não quero confiar em mim mesmo. Preciso de uma avaliação divina, uma sondagem do dono absoluto do meu coração. 
Interessante que os verbos traduzidos como examinar, provar e sondar são usados como uma espécie de teste, similar que ao utilizado para determinar a qualidade dos metais. O salmista demonstra a vontade de que sua integridade e justiça sejam analisadas profundamente. Como precisamos orar pedindo para que o Senhor examine, prove e sonde o nosso coração. Porque temos falhas, temos pecados dentro de nós. Então, que a nossa oracao seja: Examina-nos, Senhor, e prova-nos; sonda-nos o coração e os pensamentos (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas