O coração é enganoso


Em Col 3.8 Paulo afirma: Mas agora deixai de lado todas estas coisas: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas. Esta é uma questão muito problemática no meio cristão. Somos pessoas cujo coração possui uma maldade interna. A nossa estrutura interna é envolvida pelos traços do pecado. Não é por acaso que Jesus disse em Mateus 15.18-20: Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina. 
O ensino é que do nosso coração saem: ira, raiva, maldade, maledicência e as palavras obscenas. Jeremias também nos ajuda a entender este processo dentro de nós. Para Jeremias, o nosso coração é enganoso e corrupto, ou seja, seus sentimentos e emoções não são confiáveis. O coração do homem é miseravelmente mal, corrupto, sujo, insensível quanto aos preceitos de Deus. Não temos nenhuma bondade no nosso coração. 
Temos que pedir para o Senhor que esquadrinhe o nosso coração. A oração de Davi no Salmo 139.23-24 é: Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Ele se lembra do mal que pode sair do coração e termina o Salmo pedindo para que o Senhor o ajude a viver uma vida de santidade. Uma vida que combina com o Deus santo, poderoso, onisciente e onipresente. Davi diz para Deus ser o seu psicanalista, o seu psicólogo, o seu psiquiatra. Davi expõe os seus pensamentos, suas preocupações, suas ansiedades diante de Deus. Precisamos pedir ao Senhor para que veja as nossas atitudes e se houver problemas em que ela faça as mudanças em nós! 

- Oração: Senhor dirige o nosso coração para que não nos desviemos dos teus caminhos eternos. Cria em nós um coração puro ó Deus e renova em nós um espírito reto para que não demos vazão para a maldade! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas