No capítulo 6 de Provérbios, Salomão trabalha seis atitudes que aborrecem ao Senhor e a sétima atitude ele abomina:
1. Quem tem olhos altivos;
2. Quem tem língua mentirosa;
3. Quem tem mãos que derramam sangue inocente;
4. Quem tem coração que maquina projetos iníquos;
5. Quem tem pés que se apressam a correr para o mal;
6. Quem é testemunha falsa que profere mentiras;
7. Quem semeia contendas entre irmãos.
Lembram-se das palavras de Davi no Salmo 131:1? Ele diz que não é soberbo o seu coração, nem altivo o seu olhar, e que ele não está à procura de grandes, maravilhosas coisas para ele. Algo que acaba e destrói o nosso coração é o orgulho.
Quando nos envolvemos com o orgulho, corrompemos o nosso coração, deturpamos o nosso olhar, e nos envolvemos na busca pelo hedonismo, ou seja, a busca pelo prazer mundano. E nossas atitudes são corrompidas pelo desejo de ter, de possuir as coisas terrenas, mesmo que precisemos nos esquecer da contemplação do Pai e do respeito pelo próximo.
Vejam que o olhar altivo gera maldade no coração, daí passamos a ter uma língua mentirosa. Falamos mentiras contra o nosso próximo. E, com certeza, a nossa mão começa a derramar sangue inocente.
Quando o nosso olhar é altivo, começamos a maquinar projetos maus e estes projetos atrapalham a vida das pessoas. Passamos a correr rumo ao mal, rumo à essência do nosso próprio coração que é extremamente corrupto.
E o resultado traz aflição profunda porque nos envolvemos com a falsidade e a mentira profunda. Este estágio termina em algo absolutamente péssimo e que Deus abomina, tem repugnância, que é o levantar contendas entre os nossos amigos e irmãos. (Livro de Provérbios - Inteligência para a vida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário