Leituras no mês de março de 2014


  
PAULINO, Claudinei. Espiritualidade em Dostoievski. Cristo e liberdade na obra de Fiódor Dostoievski. São Paulo: Arte Editorial, 2012. Embora haja a percepção da expressiva presença do trágico em Dostoievski, em que constantemente a angústia, a culpa, o sofrimento, a fatalidade, os questionamentos inquietantes se manifestam, isto não significa a negação da possibilidade de uma construção de vida, mesmo em detrimento dessa contingência. Dostoievski lida com o trágico, mas também com o belo. É como se Deus e o Diabo travassem uma batalha no coração do homem, parafraseando o próprio Dostoievski. É nessa direção que trilha a obra, no diálogo entre a literatura de Dostoievski e o pensamento teológico latino-americano, em especial com o pensamento teológico de Juan Luis Segundo e José Comblim. E nesse sentido não é negado o trágico, mas enfatizado no diálogo proposto a construção de vida apesar do trágico, construção essa que se dá na liberdade e no amor. 

Monty Roberts. O homem que ouve cavalos. São Paulo: Bertrand Brasil, 2013. Para todos que se interessam por animais, não somente cavalos, e que gostariam de se relacionar melhor com eles, uma leitura imperdível. (Daily Telegraph) Extraordinário... Enquanto Roberts fala, a sabedoria nascida de uma vida imensamente variada sai flutuando de dentro dele. Surpreendente, multifacetado e definitivamente enriquecedor. O dom inigualável de Monty Roberts  para lidar com cavalos fez dele um mestre na utilização da linguagem na comunicação, chamada por ele de Equus. A obra O Homem que Ouve Cavalos ficou por mais de um ano na lista dos dez best-sellers nos EUA e na Inglaterra, segundo a revista Publishers Weekly. Roberts utiliza métodos revolucionários de comunicação, os quais já empregou em mais de 3.000 animais, ao longo de mais de 40 anos de trabalho. O amor pelos cavalos, que considera irmãos, e seu aguçado senso de observação fizeram dele um pioneiro na comunicação. Descobriu que é a égua mais velha que traça os itinerários e castiga os potros mais rebeldes. Enquanto que o papel dos garanhões é apenas cuidar dos seus haréns e vigiar os animais predadores. 

CORDEIRO, Wayne com Francis Chan e Larry Osborne. Peneirado - Em busca de crescimento espiritual nas provações, nos desafios e nas decepções. São Paulo: Vida, 2013. Em Peneirado, o pastor Wayne Cordeiro oferece o mesmo encorajamento, falando a verdade em amor aos que lutam com os problemas do ministério eclesiástico, e relata experiências pessoais em sua jornada, preparando os líderes para enfrentar as dificuldades e os contratempos de dirigir igrejas e iniciar novos ministérios. Francis Chan e Larry Osborne também colaboram com relatos de experiências pessoais, recheando cada capítulo com perguntas desafiadoras que provocam reflexão, para desenvolver nos líderes um coração totalmente submisso a Deus, concentrado em “ser e tornar-se” em vez de “fazer e conquistar”. Este livro não gira em torno de apresentar modelos e métodos; ao contrário, Peneirado lança um desafio ao número de sucessos que você alcançou e o incentiva a entender que não está sozinho na luta que enfrenta como líder. Cordeiro, Chan e Osborne apresentam sabedoria extraída de anos de experiência, que poderão posicionar o leitor de forma mais adequada a uma vida de ministério de completa submissão a Deus. 

LUCADO, Max. Deus está aqui. São Paulo: Mundo Cristão, 2013. Que momento sublime foi aquele em que o próprio Deus se faz carne na pessoa de Jesus de Nazaré! O Criador tornou-se visível e pôde ser ouvido e tocado. Deus entrou em nosso mundo, e, por essa razão, somos capazes de entrar no mundo dele. O cristianismo, em sua forma mais pura, nada mais é que ver Jesus. E o serviço cristão nada mais é que imitá-lo. Ver sua majestade e fazer o que ele fez: essa é a essência da nossa fé. O escritor e pastor Max Lucado discorre nesta obra fascinante sobre a importância da encarnação de Cristo. Um fenômeno extraordinário, que nos permitiu ser como ele foi, agir como ele agiu, falar com ele falou, ouvir como ele ouviu e amar como ele amou. E prepare-se, pois os que o veem hoje nunca mais serão os mesmos! 

CORTELLA, Mario Sérgio. Pensar bem nos faz bem! 1 - Filosofia, religião, ciência, educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. Filosofia, religião, ciência e educação, são temas bastante discutidos e relevantes na sociedade atual, e pode não parecer, mas eles têm ligação entre si. Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou seu mais novo trabalho, "Pensar bem nos faz bem! - Pequenas reflexões sobre grandes temas". Os livros são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano. 



CORTELLA, Mario Sérgio. Pensar bem nos faz bem! 2 - Família, carreira, convivência, ética. Rio de Janeiro: Vozes, 2014 Família, carreira, convivência e ética, são temas bastante discutidos e relevantes na sociedade atual, e pode não parecer, mas eles têm ligação entre si. Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou seu mais novo trabalho, "Pensar bem nos faz bem! - Pequenas reflexões sobre grandes temas". Os livros são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano. 
 
__._,_._
__,_._,___

Comentários

Postagens mais visitadas