Sejamos honrados diante de Deus e das pessoas


- Texto para reflexão: Porém, na cidade há um homem de Deus, e ele é muito considerado (honrado, estimado); tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir (I Samuel 9.6).

Olhem para a referência que o moço de Saul tem acerca deste profeta de Deus chamado Samuel. Ele o chama de homem de Deus, homem que é muito considerado. Homem que é honrado, estimado. Homem que tudo quanto diz sucede infalivelmente. Homem que mostraria o caminho que ele e Saul deveriam seguir.
Que coisa extraordinária para olharmos na vida de Samuel, este homem de Deus. Ele não é reconhecido como o que possui a lei de Gérson. Ele não é reconhecido como alguém que faz sucesso no futebol lá de Zife. Ele não é reconhecido como um grande empresário de Ramá. Não, ele é reconhecido como homem de Deus, cuja fama é de alguém honrado, estimado. Alguém de caráter, alguém de profundo conceito para outros de Benjamim.
Somos uma geração carente de homens de Deus, somos uma geração em que as pessoas valorizam o ter mais do que o ser. Somos uma geração pobre de referenciais. Isto me faz lembrar de pessoas que Deus colocou na minha caminhada. O primeiro é Joaquim Gonzaga. Um homem absolutamente santo, um homem que era marcante na vida da igreja de Ermelino Matarazzo, um homem que foi instrumento do Pai para levar mais de 2 mil pessoas aos pés do Senhor Jesus. Um homem cuja honra, levou milhares de vizinhos e amigos para o seu ofício fúnebre. Um homem que dizia para mim: viva a vida com Deus, custe o que custar. Não abra mão do Reino de Deus.
O outro é Silas Firmino, ele orava por minha vida todos os 365 dias do ano. Ele tinha uma vida muito honrada, tinha estima como ancião de Deus. Como alguém que levava Deus á sério. Ele dizia sempre para mim: seja grande estudioso da Palavra e você será grandemente usado pelo Pai, mas, não deixe o orgulho tomar conta do seu coração.
A pergunta que fica é: quantos da nossa geração cultivam valores como estes? Quantos de nós têm buscado uma vida de honra como a destes cabelos brancos?
Temos um problema sério na sociedade hoje, as pessoas querem ver os grandes, explorar o fascinante (PETERSON, Eugene. Um pastor segundo o coração de Deus. Rio de Janeiro: Textus, 2000, p. 137). Só que as Escrituras trabalham com aquilo que tem a ver com o pequeno, o simples, o honrado, o sincero e digno. Só que infelizmente, temos acompanhado a sociedade e temos perdido o referencial de pessoas como estas. Pessoas que têm a honra como princípio na vida.
Vejam a vida de Samuel, as pessoas vêem que ele é homem de Deus, honrado, estimado e respeitado. Em nome de Jesus, busquemos ser honrados diante de Deus e das pessoas. Honra não se compra, se tem. Honra não é um item que carregamos na mala da vida cristã. Ela faz parte do nosso coração.

__________
Alcindo Almeida


Comentários

Postagens mais visitadas