ATITUDE

"Vamos, somos fortes e vamos conseguir!" (Números 13.27-30).
Uma das tarefas mais difíceis na vida é a mais tomada também: Atitudes. Fazemos isso todos os dias, diante das circunstancias mais diversas. E como a atitude é um sentimento que se expressa por meio do comportamento, tomar decisões torna-se um ato inegável em nossa existência humana. Aliás, até o fato de não tomá-las, também constitui-se em uma decisão.
Como tomamos, qual atitude tomamos, em que contexto ela acontece, quais as motivações ou justificativas que a orientam, tudo isso, trará reflexos e conseqüências sobre nossas vidas.
Conversando com um precioso amigo, ele nos contava sobre uma reunião com a liderança de sua empresa e uma atitude sua que significaria uma mudança de atitude diante da realidade que enfrentavam. Uma visão, uma constatação, uma decisão e uma atitude.
O texto que menciono acima fala de uma experiência vivida por doze homens chamados a uma inspeção, análise e verificação para que essa percepção pudesse nortear algumas decisões que impactariam uma nação.
Gostaria de ponderar com você algumas percepções que poderão nos ajudar em nossas atitudes, ante a tarefa diária e permanente de nossas decisões:

Nossa atitude vai determinar o modo de ver a vida.

Nossas atitudes devem revelar o que esperamos da vida. A história de um casal de idosos que visitava os netos. Toda tarde o avô deitava-se para tirar uma soneca. Certo dia, as crianças decidiram colocar um pouco de queijo ralado no bigode dele. Logo depois, ele acordou franzindo o nariz: “Ora, este quarto está cheirando mal”. Levantou-se e foi para a cozinha. A cozinha também estava com o mesmo cheiro, por isso saiu para respirar ar fresco. Para sua grande surpresa, o ar fresco de nada adiantou, e ele disse: “O mundo inteiro está cheirando mal”.
Essa é uma grande verdade.
Nós, como indivíduos, somos responsáveis por nossa visão de mundo.
“Se você quer realmente medir a realização de um homem ou de uma mulher, não meça por aquilo que eles realizaram nas suas vidas, mas meça em função daquilo que eles tiveram de superar em suas vidas”. Brooke T. Washington (pastor episcopal)
Em nossa história narrada no texto mencionado, apenas dois personagens (Calebe e Josué) tem uma visão da oportunidade diante daquele povo; diferentemente da visão dos outros dez espias.
Paulo, o apóstolo bíblico, escreveu em sua carta aos Galátas: 6:7 diz: “Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.(Gl 6:7)
Todos nós vivemos debaixo do mesmo céu; mas nem todos nós temos o mesmo horizonte.Konrad Adenauer alemão cristão-democrata do séc XIX, advogado, prefeito de Colônia e também um dos arquitectos da economia social de mercado.

Nossa atitude pode transformar problemas em oportunidades.

J.Sidlow Baxter, em Desperte, meu coração” escreveu: Qual a diferença entre um obstáculo e uma oportunidade? Nossa atitude diante de cada um deles. Toda oportunidade traz uma dificuldade, e toda dificuldade traz uma oportunidade.
Alguém disse: Nenhuma sociedade desenvolveu homens brilhantes e de fibra em tempos de paz.

A atitude pode transformar adversidades em crescimento.

As pipas não sobem a favor do vento, mas contra ele. Robinson Crusoé foi escrito na prisão. John Bunyan escreveu O Peregrino na prisão de Bedford. Lutero traduziu a Bíblia enquanto estava confinado no castelo de Wartburg. Dante, autor de A Divina Comédiatrabalhou por dez anos no exílio e sob sentença de morte. Beethoven estava quase surdo e sofrendo muitas dores quando compôs suas maiores obras.
Quando Deus quer instruir uma pessoa, não a envia para a escola das vitórias, mas para a escola das lutas, das batalhas de cada dia, das próprias necessidades.
Grandes líderes aparecem em tempos de crises.

Conclusão:
Creio que somente a fé pode desenvolver em nós uma atitude positiva em relação à vida. E não estou falando de religiosidade, pois apenas ser religioso não torna nossas atitudes boas ou más. Nossa atitude de fé em relação à vida certamente norteará nossas atitudes.
Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo,

___________
Hilder C Stutz

Comentários

Postagens mais visitadas