segunda-feira, 3 de abril de 2023

Descontrole emocional


Vivemos dias em que as pessoas estão com o destemperamento emocional. 
As pessoas que sofrem de desequilíbrio ou descontrole emocional apresentam alterações quase sempre e inesperadas de humor, além das reações estranhas diante dos acontecimentos inesperados. 
Os processos variam muito, no trânsito, numa situação de stress no trabalho. Num diálogo familiar mais acalorado e de repente, a pessoa perde o controle e extravasa os sentimentos, as vezes gritando ou perdendo a postura de equilíbrio.
Há pessoas que se descontrolam em momentos de irritabilidade, mas quando avaliam mais a fundo percebem que realmente sofrem do descontrole emocional. E alguns achando que é só o estilo e comportamento, não procuram ajuda. Só que o estrago desse descontrole emocional é grande, magoam as pessoas, acabam ofendendo e provocando o distanciamento dos outros.
Também pode ocorrer no estilo e comportamento da pessoa, um transtorno de personalidade e de humor. Por isso, vemos algumas pessoas que gritam, explodem fácil e depois de alguns minutos, estão normais como se nada tivesse acontecido, mas aí é tarde demais, o estrago está feito. O grande problema é que geralmente, pessoas assim, têm um comportamento agressivo.
O escritor Salomão disse as seguintes palavras em Provérbios 25:28Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. O descontrolado emocionalmente falando é como essa cidade sem proteção mesmo. Fica sem um chão e é exatamente assim uma pessoa sem o controle dessas emoções. O descontrolado emocionalmente é zerado de domínio próprio. Ele não tem domínio próprio, não tem controle da fala e nem das suas emoções. 
descontrolado emocionalmente não consegue viver de forma disciplinada, contida e equilibrada. Emocionalmente é dominado pelos próprios sentimentos e não sabe lidar com eles. Por isso, precisamos conhecer as nossas emoções, precisamos desse fruto do Espírito em nossa vida. Porque uma pessoa com domínio próprio, tem o equilíbrio  necessário para lidar com a dor, com a perda e com as situações mais adversas da vida. Ela não perde a serenidade e tem bagagem para suportar todas as dificuldades que a vida reserva. 
Que Deus nos ajude a ter domínio próprio em todos os momentos da nossa vida, sejam eles bons ou ruins! (Alcindo Almeida


Um comentário: