O texto sagrado afirma em João 13:4,5: Levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Nos dias de Jesus, a lavagem dos pés era uma tarefa reservada não apenas a servos, mas aos servos mais humildes. O servo dos servos era quem deveria se ajoelhar com a toalha e a bacia. Esse era um trabalho dos empregados menos categorizados, para os serviços mais humildes e desconsiderados.
Eu fico pensando e me pergunto: o que levou o Rei dos reis a lavar pés de pecadores como nós? O que levou o mestre divino a se humilhar tanto até morrer numa cruz por gente como nós?
Foi seu amor, foi o seu grande amor por nós, foi sua imensa graça e misericórdia! Foi a sua hospitalidade e a sua humildade de servo que o impulsionou a tal prática. Jesus nos ensina com esse gesto que o orgulho não cabe para os discípulos dele.
Lavar os pés dos seus discípulos, mostra que o Senhor dos senhores se humilha com graça pelos seus. É o Senhor absoluto mostrando o caminho da humildade. O maior servindo ao menor. O maior sendo humilde diante dos seus seguidores. Exatamente assim que Cristo foi para a cruz, sendo servo e se humilhando por amor aos seus eleitos.
O modelo para nós é o nosso mestre. Ele foi humilde diante de nós e nos ensina a fazer o mesmo com o nosso próximo. Devermos nos doar, devemos nos submeter e servir ao próximo com humildade e singeleza de coração!
Bendito seja o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo de Nazaré! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário