quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Por que andamos tão ansiosos?


Nesses últimos dias a ansiedade tomou conta do nosso povo brasileiro. Parece que ninguém consegue indicar o que fazer. Parece que os valores foram trocados e as pessoas andam perdidas e sem saber o que realmente esperar. Não temos uma liderança mundial que chame a nossa atenção. Na Europa, uma guerra dura meses e as autoridades que são órgãos que lutam pela paz, não conseguem fazer nada. E o mundo oscila perigosamente à beira de uma cratera, um buraco. Onde imaginaríamos uma inflação maior nos EUA do que no Brasil?
O mundo está num borbulho sem tamanho, realmente vivemos num estado de medo, angústia e de muita ansiedade. Opa, falei ansiedade.
A palavra ansiedade vem do latim anxietas, que deriva do grego angh, raiz que foi usada para significar oprimido ou perturbado, ou seja, angustiado. Seu significado se refere a sensações físicas como tensão, constrição, desconforto. 
Ansiedade tomou conta do nosso povo, a ansiedade nos fez respirar meio que sem conforto. A ansiedade tomou conta de todos nós ao ver que o nosso país corre riscos sérios, aliás, o mundo todo. Porque está tudo muito esquisito. 
Os temas da sociedade humana (violência, corrupção, globalização, drogas, ideologia, aborto, economia global, saúde pública, câncer, aquecimento global, destruição das matas e etc.) estão na pauta de maneira bem séria, e os grandes líderes não sabem como reagir e nem o que dizer para tudo o que acontece.
Jesus disse as seguintes palavras em Mateus 6:25: Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Ora, ora minha gente, todos esses fatos são partes de uma natureza caída, toda a loucura que o nosso país vive, candidatos que falam uma coisa e praticam outra, desonestidade, infidelidade, egoísmo, vingança, desajuste e tudo mais, tem a ver com o estado do ser humano caído mesmo. O que devemos fazer então?
Devemos reconhecer a nossa limitação e percebermos o quanto precisamos descansar no Senhor, vencer a nossa ansiedade que nos deixa palpitando. Calma! A nossa casa espiritual é na presença do Senhor. Jesus nos adverte quanto a ansiedade no sustento da vida. E ele diz que a nossa vida vale mais do que o terreno, do que essa segurança aqui na terra.
A grande pergunta para o nosso ser interior é: Por que andamos tão ansiosos nessa vida? Cristo está conosco, Cristo cuida de nós, Cristo nos deu a vida eterna, vida em comunhão com a Trindade e para sempre. Por que andamos tão ansiosos nessa vida?
ansiosos por causa de novo governo? Ansiosos pelo amanhã se ele ainda nem chegou e nem sabemos se estaremos vivos? Calma, calma, calma! Jesus está no centro absoluto da nossa vida. Morrendo ou vivendo, estamos na presença dele. (Alcindo Almeida)



Um comentário: