sábado, 22 de outubro de 2022

O crescimento do Brasil


Diante de tantas tentativas de anular o atual governo e a oposição buscar todas as formas de apagar o ciclo de crescimento que o Brasil alcançou nos últimos 4 anos. Mesmo com a pandemia terrível e a guerra da Russia, observamos um avanço impressionante na economia interna. Temos um PIB de 10 trilhões.
No seu bom ritmo de desenvolvimento econômico ao longo dos próximos anos, o Brasil já tem R$ 908 bilhões contratados em investimentos privados via processos de concessões e privatizações.
O ministro Paulo Guedes falou sobre as Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial, ocorridas na semana passada, em Washington, nos Estados Unidos. Segundo ele, há um reconhecimento do desempenho macroeconômico do Brasil, que está crescendo mais do que as economias avançadas.
Há uma dinâmica de crescimento interno baseado na transição para uma economia de mercado e de consumo de massa, com redução de impostos e apoio do investimento privado.
A tecnologia digital cresceu grandemente, temos o 5G em quase todas as escolas públicas. Faltam poucas escolas. O ministro das Comunicações, o deputado federal Fábio Faria disse que deve chegar até dezembro.
Tivemos a transposição do Rio São Francisco terminada. Tivemos um lucro nas estatais de 180 bilhões. Anteriormente, havia prejuízo. Tivemos avanços no ministério dos direitos humanos. Houve alguns projetos da ministra Damares Alves:

Prevenção do suicídio entre jovens;
Promoção do envelhecimento ativo;
Inserção de jovens no mercado de trabalho;
Promoção da família como núcleo de inclusão social;
Apoio aos imigrantes venezuelanos;
Inclusão social das comunidades tradicionais.

O ministro Tarcísio de Freitas, assumiu o Ministério da Infraestrutura. A marca da gestão Tarcísio de Freitas foi a grande capacidade de realização, concluindo obras que estavam paradas há anos. Isso foi bem explorado politicamente pelo ministro e pelo governo federal. Até mesmo alguns adversários de Bolsonaro reconhecem em Tarcísio um gestor eficiente.
Sob seu comando, a pasta levou a cabo uma série de concessões à iniciativa privada. Foram realizados mais de 80 leilões que, segundo o governo, significaram mais de R$ 100 bilhões em investimentos em infraestrutura. Tarcísio também priorizou a duplicação de estradas e a modernização de ferrovias, portos e aeroportos pelo país.
Fico aqui pensando, são tantas coisas boas feitas pelo governo. Por isso, temos que pensar, orar, pensar, orar e votar corretamente no dia 30.10.22. (Alcindo Almeida)

4 comentários:

  1. Excelente reflexão sobre a verdade política do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí meu amigo
    👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Matéria importante,mas vai explicar pros jumentos de orelha seca. É difícil mas sem desanimo não podemos afrouxar agora. Abc

    ResponderExcluir
  4. As coisas de Cesar estão bem explanadas aqui!

    ResponderExcluir