Faltam apenas 3 dias para participarmos da eleição para presidente e para governador aqui na cidade de São Paulo. Temos uma visão na teologia reformada sobre o Mandato Cultural. O que significa esse mandato?
Esse mandato é aquele pelo qual o homem ficou responsável para tomar conta do mundo, do cosmos. Esta ideia está intrínseca em Gênesis 1.26, quando diz que o homem deveria dominar sobre os peixes do mar, as aves dos céus, os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejassem sobre a terra. Portanto, como o vice-gerente do pacto ele tinha esse dever de gerenciar, preservar, cuidar da criação de Deus.
Deus outorgou esse mandato cultural ao homem, ou seja, a responsabilidade de cuidar da criação. É Adão quem nomeia os nomes dos seres vivos. (Gn. 2.20) Adão quem deveria trabalhar no jardim, para cultivá-lo e guardá-lo.
Vejam que Deus preparou o homem para esse fim para que tudo corresse de forma correta na terra, com ordem, com organização. Era para o homem e a mulher exercitarem suas prerrogativas reais governando sobre o cosmos, desenvolvendo-o e simultaneamente mantendo-o. O texto sagrado afirma em Gênesis 2:15: Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
A humanidade poderia responder obedientemente ao mandato cultural para a glória de Deus, por causa da sua criação à imagem e semelhança de Deus. Deus, através da exposição deste mandato, colocou a humanidade em um relacionamento singular com o cosmos.
Na realidade, foi um relacionamento de governador sobre o domínio cósmico. Mas este governo envolvia trabalho. O trabalho é, consequentemente, tanto um privilégio real como também uma responsabilidade.
Nós temos a responsabilidade de cuidar do jardim divino nesse momento de eleição. Somos os vice gerentes que zelam, cuidam, preservam, defendem, resguardam e conservam essa terra que vivemos.
Na eleição de domingo (30.10.22) demonstramos esse cuidado na presença de Deus. Por isso, o voto é algo sério demais e exige de nós seriedade, compromisso e responsabilidade. Porque demonstramos o nosso compromisso com Deus no cuidado do nosso Brasil.
O Brasil é nosso e nós somos Brasil sempre. Oremos, oremos e oremos! (Alcindo Almeida)
Amém
ResponderExcluir