Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Uma reforma em nossa vida
No início do século XVI, a Igreja Católica estava empenhada em arrecadar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Como o projeto era enorme, os recursos financeiros também eram altos. Para atrair o maior número de participação dos fiéis e maior arrecadação financeira, muitos bispos começaram a cobrar por serviços da Igreja que, até então, eram oferecidos gratuitamente aos fiéis. As indulgências, isto é, a remissão dos pecados, começou a ser cobrada.
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Mandato Cultural
Faltam apenas 3 dias para participarmos da eleição para presidente e para governador aqui na cidade de São Paulo. Temos uma visão na teologia reformada sobre o Mandato Cultural. O que significa esse mandato?
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Uma vida marcante
John Eagan, que morreu em 1987, era um homem comum. Professor de ensino médio pouco aclamado, gastou trinta anos ministrando à juventude. Nunca escreveu um livro, nunca apareceu na televisão, nunca atingiu as massas, nem jamais construiu uma reputação de santidade. Comia, dormia, bebia, percorria os Estados Unidos de bicicleta, perambulava pelas florestas, dava aula e orava. (O obstinado amor de Deus. Brennan Manning)
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Fogo em meus ossos: A biografia de Eugene Peterson
A história de Eugene Peterson lança sombras longas. Esse filho de açougueiro. Esse menino que acompanhava a mãe até acampamentos cobertos de pó de serra, onde em centros comunitários, Evelyn pregava o amor de Deus a lenhadores e desordeiros. Esse homem de voz séria que ouvia, com sorriso sincero e alma terna, quem quer que estivesse sentado do lado dele.
Somos todos frágeis!
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Transformados nos desertos da vida
Eugene Peterson no livro Transpondo muralhas diz que quando estamos num lugar deserto, não estamos no controle de coisa alguma, não temos compromissos a cumprir nem reuniões a realizar. Fiquemos atentos e nos mantenhamos vivos, só isso.
sábado, 22 de outubro de 2022
O crescimento do Brasil
Diante de tantas tentativas de anular o atual governo e a oposição buscar todas as formas de apagar o ciclo de crescimento que o Brasil alcançou nos últimos 4 anos. Mesmo com a pandemia terrível e a guerra da Russia, observamos um avanço impressionante na economia interna. Temos um PIB de 10 trilhões.
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Os anseios da alma
Abrir mão de nossas emoções por medo de que o custo seja muito alto significa nos afastarmos da única coisa que dá sentido e significado à vida. Somos pessoas que sentem e choram. Seres humanos têm emoção que corre nas veias da alma.
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Somos refeitos em Cristo!
Carl Rogers afirma: "O ser se dispõe a se tornar. Tornar-se remete aos sentidos, à significância de si, da existência." A relevância do ser é a busca de todos os seres humanos. Todos querem encontrar o significado do ser em algum lugar, seja na família, no ambiente de amigos, na igreja e na vizinhança.
O que dizemos sobre a legalização de drogas?
Ronaldo Laranjeira é um médico psiquiatra brasileiro, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Ele diz que estamos diante do maior problema de Saúde Pública e de Segurança existente, hoje, no Brasil: a epidemia do uso de drogas. É tarefa de todos os brasileiros colaborar para que ela seja enfrentada e reduzida. Nossa população, principalmente os milhões de jovens, mais vulneráveis a este mal devastador, e suas famílias, podem e devem sonhar com um futuro melhor para todos!
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
O que dizemos sobre a ideologia de gênero?
Daniel Conegero diz que a ideologia de gênero é a designação dada a uma corrente de ideias que defende a dissociação e distinção entre gênero e sexo, e afirma que o ser humano nasce com o gênero neutro. Apalavra ideologia tem um amplo significado e aplicação. O termo foi cunhado pelo filósofo francês Destutt de Tracy. O significado básico de ideologia seria o estudo ou ciência das ideias. Então esse termo passou a ser utilizado para indicar o conjunto de ideias e opiniões orientadoras de uma sociedade ou mesmo de um indivíduo.
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Morramos para nós mesmos!
O texto de João 3:30 afirma: É necessário que ele cresça e que eu diminua. Temos uma das afirmações mais bela das Escrituras, uma das afirmações mais profunda e difícil de se viver. Essa afirmação é uma necessidade básica para um ministro de Deus, para um líder e para um cristão. Essa afirmação nos ajuda a sermos menos invejosos, menos soberbos, menos ciumentos e menos contenciosos.
sábado, 8 de outubro de 2022
Podemos discordar!
Vivemos dias tensos, dias de muita raiva em algumas pessoas. Dias em que as pessoas se tornaram embrutecidas por causa da política. Alguns julgam as postagens e ofendem sem o menor respeito.
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
A fé nos faz olhar além
A fé é um presente da graça divina para o nosso coração. A fé vence a dúvida e ultrapassa as barreiras dos limites humanos sempre. Já diz o escritor em Hebreus 11:1-3: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
Por que andamos tão ansiosos?
Nesses últimos dias a ansiedade tomou conta do nosso povo brasileiro. Parece que ninguém consegue indicar o que fazer. Parece que os valores foram trocados e as pessoas andam perdidas e sem saber o que realmente esperar. Não temos uma liderança mundial que chame a nossa atenção. Na Europa, uma guerra dura meses e as autoridades que são órgãos que lutam pela paz, não conseguem fazer nada. E o mundo oscila perigosamente à beira de uma cratera, um buraco. Onde imaginaríamos uma inflação maior nos EUA do que no Brasil?
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
O que dizemos sobre o aborto?
terça-feira, 4 de outubro de 2022
Precisamos nos humilhar
O texto sagrado afirma em 2 Crônicas 7:14: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Cristãos de verdade!
Acredito seriamente que os cristãos de verdade, farão a diferença nos votos do segundo turno. Percebam, falo de cristãos de verdade mesmo. Aqueles que realmente levam a sério os valores contidos nas Sagradas Escrituras.
sábado, 1 de outubro de 2022
Leituras em setembro de 2022
1. RUPPENTHAL, Willibaldo e Renato Costa. E pediu para si a morte. Curitiba/PR: Editora Publicações Pão Diário, 2022. Para além dos casos de suicídio na Bíblia, há também os casos de prevenção ao suicídio: pessoas que quase desistiram, chegando ao ponto de pedirem para si a morte, mas que foram amparadas e cuidadas por Deus. Estes personagens, que são Moisés, Elias, Jó, Jonas, Rebeca, Jeremias e Davi, têm muito a nos ensinar, assim como podemos aprender com a forma com que Deus cuidou de cada um deles. Afinal, ao invés de condená-los, Deus mostrou seu cuidado, ouvindo e amando eles. E nós, vendo o sofrimento destes personagens bíblicos que receberam a atenção de Deus, podemos aprender não somente que devemos cuidar daqueles que sofrem, mas também podemos aprender como cuidar daqueles que chegam ao ponto de desejarem a morte. Contém 224 páginas.
2. STOKES, Mitch. Como ser ateu. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2022. Os ateus falam muito sobre a importância do ceticismo. Mas a verdade é que eles nem são céticos o bastante. Embora os ateus defendam a importância de uma postura crítica em relação à religião, eles geralmente deixam de adotar a mesma postura em relação a suas próprias crenças. Esse duplo padrão resulta em afirmações grandiosas sobre a certeza de sua incredulidade — que é logicamente inconsistente na melhor das hipóteses e intelectualmente desonesta na pior. Transformando o ceticismo dos ateus em sua própria visão de mundo naturalista, o filósofo Mitch Stokes examina criticamente duas coisas que tais céticos valorizam — “ciência e moralidade” — e revela entre suas crenças mais caras profundas inconsistências que ameaçam desfazer o próprio ateísmo. Contém 256 páginas.
3. SCHNEIDER, Dieter. Comentário Esperança. Salmos Volume 1. Curitiba/PR: Editora Esperança, 2021. A coleção da “Wuppertaler Studienbibel” é uma série voltada para a igreja que lê a Bíblia. Ela parte do princípio de que a Bíblia é a Palavra de Deus, anotada e transmitida por pessoas. Ou seja: seus comentários precisam fazer justiça a esse caráter duplo da Escritura Sagrada. Uma interpretação adequada olha para trás, pesquisando a História e mantém-se aberta ao fato de que Deus trabalha na e por meio da Palavra na vida do leitor e ouvinte. Mas todo o trabalho histórico e teológico com o texto não passa de obra “preparatória”. A real obra é feita pelo próprio Deus. Por isso, uma coisa não pode faltar durante todo o trabalho de interpretação: a oração. Oração durante a leitura, a interpretação e a verificação da interpretação à luz da própria Escritura. Quando isso acontece, escancara-se a porta aos novos conhecimentos e compreensões da revelação divina e da vontade de Deus. Contém 392 páginas.
4. PARANAGUA, Glenio. Eu lhes darei um coração novo. Velho homem e natureza terrena. Londrina/PR: Editora IDE, 2022. Se é verdade que o velho homem foi crucificado com Cristo, por que ainda estou sujeito ao pecado? Essa questão requer exame. Precisamos entender que velho homem e natureza terrena não são a mesma coisa. Mesmo que o primeiro tenha sido crucificado, a segunda continua viva, precisando de mortificação permanente, para que a vida de Cristo seja manifestada em cada crente. Não há vida de fé no mundo sem lutas e “as maiores lutas que se podem experimentar na vida não estão dentro dos perdidos, mas nos próprios salvos.” Esse livro lida com esse problema e você está convidado a examinar a confusão. Contém 65 páginas.
5. REINKE, Tony. Deus, tecnologia e a vida cristã. São Paulo: Editora Fiel 2022. De smartphones a carros autodirigidos a viagens espaciais, novas tecnologias podem nos inspirar. Mas o ritmo frenético da mudança também pode nos assustar. Assim, como os cristãos andam pela fé em meio às inovações do Vale do Silício? E como Deus se relaciona com nossos mais poderosos inovadores? Para construir uma teologia bíblica da tecnologia, o jornalista e otimista tecnológico Tony Reinke analisa nove textos fundamentais das Escrituras para nos mostrar como as descobertas do mundo são divinamente orquestradas. No fim das contas, o que cremos sobre Deus determina como respondemos às invenções humanas. Com o auxílio de diversos teólogos e inventores de toda a história, Reinke dissipa doze mitos comuns na igreja e oferece quatorze convicções éticas para ajudar os cristãos a viverem por fé na era das grandes tecnologias. Contém 360 páginas.
6. GEORGE, Sherron Kay e Timóteo Carriker. Os Atos dos Apóstolos. Um mergulho missional. Curitiba/PR: Editora Esperança, 2021. Acompanhe o movimento do Espírito que começou em Jerusalém com 120 homens e mulheres no dia de Pentecostes, resultou no nascimento da igreja, conversões, vidas e estruturas transformadas. Inspiramo-nos com Pedro, Estêvão, o etíope, Cornélio, Maria, a mãe de João Marcos, Paulo, Barnabé, Silas, Lídia, Priscila e Áquila. Uma nova comunidade solidária, evangelística, ensinadora e profética, que se expandiu por toda a Judéia e Samaria, entre os povos gentios e finalmente até a capital do Império, Roma. Contém 261 páginas.