Geerhardus Vos no seu livro: Teologia bíblica - Antigo e Novo Testamento afirma que o “homem necessita ser coberto, Deus não necessita de cobertura. Deus é o sujeito, o homem é o objeto da ação. A razão pela qual o homem necessita de cobertura é algo que está nele, mas não é algo que está no homem considerado em si mesmo. Ela cria a necessidade de cobertura, por causa de algo que está em Deus.” Geerhardus Vos diz também que “o pecado no homem, provocando uma reação da santidade ofendida de Deus, é que faz que a cobertura seja necessária.”
No Velho Testamento, o sacerdote fazia a cobertura por ele por causa de seu pecado conforme vemos em Lev 4.35. Como conhecemos, temos a doutrina da expiação que tem a ver com o sacrifício do Cordeiro de Deus para substituir o seu povo na Cruz do Calvário. Através de Cristo, sendo humilhado, padecendo no madeiro, o ser humano passa a ter comunhão com Deus. Através de Cristo, o ser humano recebe o perdão de pecados. Cristo vem nesse planeta, nasce numa manjedoura, habita nessa terra criada para cobrir o nosso pecado, para nos redimir.
Essa é a cobertura divina para nos livrar da pena da nossa culpa eterna. Jesus vem para nos substituir na Cruz do Calvário. Ele assume a natureza humana caída para remir aos seus eleitos. Ele faz isso de tal forma, que seus eleitos não ficarão mais perdidos, não experimentarão a morte eterna, porque Cristo fez cobertura por eles na sua morte e na sua ressurreição.
Somos cobertos em Cristo, somos representados por Cristo, Cristo assume o nosso lugar no madeiro terrível. Como diz o grande apóstolo Paulo: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).
O nascimento de Cristo não é uma celebração qualquer, não é um tempo só para reunir as famílias para uma ceia. Mas, é um momento para agradecer à Trindade por mandar para essa terra o nosso Cordeiro pascal, aquele que nos representaria, aquele que faria expiação na Cruz do Calvário em nosso favor. Aquele que nos amaria sofrendo, padecendo e sendo humilhado.
Seja bendito para sempre o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo de Nazaré! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário