O legalismo é um mal terrível no meio do protestantismo! O legalismo é uma grande arma do abuso espiritual no protestantismo! O legalismo é a multiplicação das regras religiosas para obter controle sobre os seguidores. O legalismo é a arma básica do autoritarismo.
Algumas pessoas que chegam no meu gabinete para desabafar, estão carregadas do peso imposto por esse legalismo asfixiante. Elas chegam frustradas porque não conseguiram cumprir as regras da religião. Sempre que trato com pessoas assim, falo para elas que o Evangelho de verdade não é assim.
Não andamos com Cristo para cumprir regras e para mostrar para os outros que somos autoritários. Não! Mil vezes não! Andamos com Cristo porque fomos libertos da capa da religiosidade, fomos libertos de qualquer tentativa de comprar a salvação ou de qualquer mérito humano. Andamos com Cristo porque fomos libertos de nós mesmos, do nosso ego e da nossa prepotência. Fomos libertos pela graça divina.
Andamos com Cristo porque fomos libertos das garras ferrenhas da religião, essa que acha que pode ir até Deus com costumes e comportamento humano. Somos livres em Cristo, somos livres de qualquer legalismo religioso por causa da morte e ressurreição dele, nada mais!
O Evangelho não tem nada a ver com o legalismo religioso, ele tem a ver com a graça, com a liberdade divina, tem a ver com a verdade e a simplicidade. Como diz o texto sagrado em Gálatas 5.1: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Quando encontrarmos lugares assim, fujamos imediatamente, esses lugares são nocivos é só provocam distância do Evangelho genuíno, simples e verdadeiro de Jesus Cristo de Nazaré! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário