sábado, 14 de outubro de 2023

Os movimentos da vida espiritual


Lendo um livro de Henri Nouwen: 
Crescer, os três movimentos da vida espiritual. Percebo que foi muito feliz ao apresentar três movimentos da vida espiritual. Nouwen separa de forma sistemática e franca realidades da vida religiosa e social. Ele trabalha os três movimentos da seguinte maneira:

• O primeiro fala da procura por nosso eu interior.
• O segundo fala da procura pelo próximo.
• O terceiro fala da busca por Deus.

Nouwen trabalha a questão da vida corriqueira cotidiana, com seus males da desconfiança e separação pelo medo da violência, medo de ser enganado, medo de tudo. Ele também trabalha a nossa insegurança com relação ao futuro. Aquele medo que todos nós temos de perder o emprego, de perder uma oportunidade, de perder um membro da família. Tudo isto de alguma maneira afeta a nossa maneira de comportar-se com as pessoas. 
Hoje as pessoas não se sentirem à vontade umas com as outras e, por isso, elas precisam que se crie um espaço. E uma palavra que tem feito parte das relações é esta hostilidade. Por isso, nos distanciamos das pessoas. E na perspectiva divina, precisamos de pessoas, precisamos de relacionamentos construídos para nossa vida. 
E por fim, Nouwen fala da busca por Deus. Necessitamos de comunhão com o Senhor. Necessitamos alimentar a nossa alma. Como Davi diz: Não darei sono aos meus olhos e nem repouso as minhas pálpebras, enquanto não achar um lugar para o Senhor. Precisamos ter comunhão com o Eterno. Precisamos desfrutar desse tempo de abertura da nossa alma perante o dono da nossa vida. 
Que o Senhor toque em nós para tenhamos esse tempo precioso na comunhão e amizade diante dele. (Alcindo almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário