quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Marcando a vida das pessoas


Nós vimos um filme maravilhoso chamado: Amor Esquecido. Ele narra a história de Rafal Wilczur, um ex-cirurgião que é abandonado pela esposa e que perde a memória após ser atacado durante um assalto. Depois de viver por anos como andarilho, 
sem ter para onde ir e sem se lembrar de seu próprio nome, ele assume uma nova identidade. Chamado de Antoni Kosiba, Wilczur é acolhido por um fazendeiro e passa a realizar procedimentos médicos como se fosse um charlatão. 
Entre suas proezas, ele ajuda um homem que acreditava estar permanentemente impossibilitado de andar a caminhar novamente, e salva a vida de Maria (Maria Kowalska), após ela sofrer um grave acidente com o namorado, o conde Czyński (Ignacy Liss). Mas suas atividades ilegítimas acabam o colocando na cadeira de réu, onde ele terá de responder pelo exercício ilegal da profissão.
O filme tem vários momentos profundos, como o fato de Kosiba se preocupar tanto com as pessoas. Ele não mede esforços para socorrer pessoas. Ele acaba se casando com uma mulher do Vilarejo. Divide com ela momentos bem marcantes da vida. A menina que ele salvou tem um papel importante, ela é destemida, quer estudar medicina e começa a tocar piano e trabalhar num local como garçonete. E ela vira uma grande amiga de Kosiba.
Kosiba desenvolve sua vida de maneira simples e não se lembra que era o maior médico da Polônia nos anos 30. Ele teve um amigo que viu ele sendo espancado pelos assaltantes e não fez nada. Deixou seu amigo sofrer, porque nutria o desejo de ser reconhecido como um médico importante. Seu amigo fora de cena, lhe daria a grande chance. 
Ao ver os fatos no filme, percebo que temos a grande chance de marcar a vida das pessoas com o talento que Deus nos deu, com as habilidades e dons. Kosiba perdeu a memória, mas isso não o impediu de usar sua capacidade para ajudar pessoas. Ele salvou várias vidas, mesmo sem memória, apenas com as suas mãos fazia o que sabia. 
Isso me faz lembrar de Davi, ele serviu sua geração conforme os desígnios de Deus. Ele amou gente, socorreu gente, salvou pessoas. Cuidou de pessoas que ninguém queria perto. Ele não passou em vão na vida. Da mesma forma que esse homem do filme, ele passou em vão na vida. Que Deus nos dê a graça de servirmos as gerações para a glória do seu nome! (Alcindo Almeida)



Nenhum comentário:

Postar um comentário