segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Convivência diária


O melhor lugar para sermos nós mesmos é na família. Em casa temos mais liberdade para tudo na vida. Em casa que aparecem os erros e pecados mais frequentes. Exatamente na nossa família que podemos corrigir os erros que cometemos na vida.
Em casa ficamos nervosos mais facilmente, às vezes gritamos e ofendemos a esposa ou o esposo. Gritamos com os filhos, ficamos irritados. Ficamos em silencio ou falamos demais. É na nossa casa que somos realmente normais.
Não tem lugar melhor para treinarmos todos quanto às verdades da Palavra divina. Na convivência diária somos treinados no amor que devemos dar ao cônjuge, na humildade que devemos ter no tratamento com os filhos.
Na paciência quando eles nos irritam e realizam as mazelas deles. Na bondade e mansidão quando o cônjuge é ofendido. No serviço mutuo entre pais e filhos. E também na pratica do respeito entre marido, mulher e filhos. Nesse processo todo, podemos ser treinados para mostrar o quanto nossa família está nas mãos do Senhor. Em casa somos moldados para depender mais de Deus para nos ajudar a praticar o fruto do Espírito em todas as ações.
No lar aprendemos e somos treinados a perdoar, confessar pecados, renunciar a nós mesmos e a sofrer pelos membros da família em amor. Esse treinamento divino diante de todos os processos da vida de uma família, nos ajuda a proclamar o Evangelho lá fora. Lá fora proclamamos o Evangelho aprendido e vivido dentro de casa.
A nossa família é o instrumento para sairmos e mostrarmos para as pessoas que Deus é verdadeiro, porque perdoamos como Ele perdoa, nós amamos como Ele ama. Nós somos humildes e pacientes como ele é. No lar que ensinamos os ossos filhos a orar e a confiar em Deus para todos os fatos da vida.
Gosto demais do que o Francis Chan fala no seu livro Você e eu para sempre: o casamento à luz da eternidade. Ele diz que o nosso casamento, ele foi feito para refletir a glória de Deus. Ele diz: Seu casamento se destaca nessa geração?
Esse relacionamento foi projetado para refletir a glória de Deus. Ou fazemos brilhar a luz que caracteriza quem é filho de Deus, ou participamos da maldade e depravação do mundo ao nosso redor. (Livro: O que acontece na nossa casa! Temos lutas e alegrias!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário