quarta-feira, 30 de agosto de 2023

26 anos de pastorado!


Hoje pela graça do Eterno, completo 26 anos de pastorado na Igreja Presbiteriana do Brasil. Permitam contar um pouco do que aconteceu no preparo para a nossa ordenação, porque éramos três: eu, Marcos Suel e Luiz Barreto.
Lembro do dia 02 de agosto de 1997, dia que pela graça de Deus fomos examinados e aprovados depois de mais de três horas de exame.
O Rev. Antônio Maspoli foi usado por Deus como instrumento para nossa aprovação, foram tantos detalhes, não poderia falar aqui! Não esquecemos do Rev. Gilberto Pires e os presbíteros: Eliom e Silas Firmino. Eles nos ajudaram muito!
Ufa! Que alívio no coração depois de toda tensão e expectativa que passamos, tudo deu certo, a nossa ordenação foi marcada para o dia 30 de agosto de 1997. A ordenação seria na minha igreja em Ermelino Matarazzo.
Chegou o grande momento dia 30 de agosto, chegou à noite inesquecível. Lembro como se fosse hoje, estava com frio na barriga e tudo mais. Chegamos na igreja e estava lotada para esse momento especial na vida.
Convidamos o Rev. Gilberto Pires para ser o pregador da noite e o Rev. Maspoli para ser o orador. Nessa noite tivemos vários convidados preciosos, dois deles foram o Rev. Ricardo Agreste e o nosso patrono da Turma JMC 1997, o presbítero Luiz Carlos.
Que emoção forte e que gelo na barriga ao receber a imposição de mãos dos pastores e dos presbíteros nesta noite épica! Meu pedido naquela noite marcante foi: Deus, ajuda-me a levar a sério cada momento do ministério pastoral!
São tantas memórias em meu coração. Tive a alegria de ver pessoas sendo encontradas pela graça de Cristo. Alegria em batismos, noivados, casamentos, festas, nascimentos de crianças e momentos de gratidão de pessoas.
Tive a alegria de ver a Erika, minha auxiliadora, sempre ao meu lado nos momentos diversos desses 26 anos de pastorado. A grande verdade é que Erika teve muitas privações na vida por causa da minha vida corrida e muito envolvida no pastorado. E o legal é ver que ela não perde o foco, que é Cristo. Alegria em ver a nossa filha Isabella querendo estar conosco sempre, já são 14 anos conosco.
Tive a alegria de construir tantas amizades nas igrejas por onde passei. Quanto aos momentos de tristeza foram muitos, muitos e muitos! Tristeza ao encarar a morte de perto e não tem jeito de escapar.
O único que não pode fugir desse momento é o pastor. Tristeza por perdas, ver casais se separando me machuca demais! Ver gente saindo da igreja, ver filhos virando a mesa com rebeldia com os pais. Tristeza na hora dos confrontos e exortações para quem amo!
Faço questão de agradecer as amadas igrejas que fizeram parte dessa história de vida:

- IPEM: Igreja Presbiteriana de Ermelino Matarazzo.
A minha igreja mãe, onde fui criado desde os 4 anos. Onde tenho amizades de infância e juventude. Guardo os amigos chegados na alma. Passei lá como pastor, um ano e meio.

- IPP: Igreja Presbiteriana de Pirituba.
Lugar onde passei dez anos de pastorado. Aprendi muita coisa lá. Fiz amizades com algumas pessoas que moram no meu coração até hoje.

- IPL: Igreja Presbiteriana da Lapa.
Onde fiquei 3 anos e fiz algumas amizades. Uma delas foi com o mestre George Alberto Canelhas, de saudosa memória.

- IPAlpha: Igreja Presbiteriana em Alphaville.
Onde estou hoje desde 2012, lugar onde tenho construído amizades e a IPAlpha é o lugar onde já passei o maior tempo de pastorado.

Como agradeço à minha família pelo apoio e dedicação nesse tempo ao meu lado. Minha mãe, Erika, Isabella, meu sogro, sogra, cunhado, cunhada e meus sobrinhos.

Agradeço ao Projeto Timóteo que faz parte do meu coração nesses 26 anos de jornada. Esse grupo de amigos é uma válvula divina de escape. Também minha turma do JMC que caminha comigo até hoje.

Lembrando de tudo o que aconteceu nesses anos todos, falo como o salmista: Todo o meu ser louve o Senhor; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos. (Salmo 103:2)

Um comentário:

  1. Parabéns Pastor Alcindo . Agradeço a Deus pela sua vida,seu ministério, nós amamos ao Senhor e sua família.

    ResponderExcluir