1. TICE, Rico. Viva o cristianismo - Guia de Estudo. Qual é a melhor notícia que você já ouviu? São Paulo: Editora Cristã Evangélica, 2022. O livro faz você pensar em três grandes perguntas da vida. O curso também leva você a explorar a vida da pessoa que é o coração do Cristianismo: Jesus Cristo. Este Guia do Líder é leitura essencial para você ministrar as sete sessões do curso Viva o Cristianismo, seja para uma ou cem pessoas. Aprenda e capacite outros a explicar a mensagem do Evangelho ao estudar Marcos. Lidere um grupo de pessoas a cada sessão. Responda perguntas difíceis. Organize e promova o retiro de um dia. Enquanto os participantes veem os vídeos, vão conhecer cristãos, fazer perguntas, estudar juntos o Evangelho de marcos e descobrirão quem é Jesus, o que Ele feio fazer, como podemos segui-lo. Viva o Cristianismo ajuda pessoas a descobrir qual a melhor notícia de todos os tempos. Contém 144 páginas.
2. NYMAN, James. Perseverança teimosa Como fazer um movimento disruptivo de plantação de igrejas (da Indonésia para o mundo). Curitiba – PR: Editora Evangélica Esperança, 2022. Este livro usa o veículo da história para ilustrar a aplicação dos princípios do CPM em um contexto, apresentando várias maneiras pelas quais as pessoas vêm a Cristo, ilustrando questões de discipulado que os novos cristãos enfrentam, demonstrando um padrão de como os grupos se formam e passam a funcionar como igrejas domésticas e descrevendo um modelo de como os líderes locais são desenvolvidos. Enquanto a história se desdobra em um contexto muçulmano e os sete capítulos gerais dão um foco especial ao islã, a maioria dos princípios deste livro se aplica a qualquer contexto. Esta história é sobre pessoas: líderes que lutam contra o desânimo, a mesquinhez e a guerra espiritual; muçulmanos que chegam à fé em Jesus através de sonhos, curas, um testemunho pessoal vibrante e versos do Alcorão; recém-convertidos que lutam para abandonar velhos padrões e viver como novas criações. Contém 369 páginas.
3. TICE, Rico. Viva a esperança. São Paulo: Editora Cristã Evangélica, 2022. O material tem como objetivo estudar a vida de Jesus a partir da perspectiva do evangelho de Lucas. Não existe esperança sem Cristo. Somente a fé cristã oferece a certeza de um futuro certo guardado pelo Senhor. Através da Bíblia, conhecemos a Soberania de um Deus único, que desde a Antiguidade age em favor dos seus. É sobre isso que desejamos falar a quem ainda não se considera seguidor de Jesus. O material é uma série formatada em três sessões. O intuito é estudar a pessoa de Jesus Cristo, sua Obra e mostrar como podemos encontrar esperança nele. Para isso, precisamos refletir sobre como a vinda de Jesus no passado, transforma o nosso presente e o nosso olhar para o futuro. Contém 96 páginas.
4. VIEIRA, Thiago Rafael e Jean Marques Regina. Onu - Agenda 2030 E A Liberdade Religiosa? Liberdade Religiosa. São Geraldo - Porto Alegre, RS: Editora Concórdia, 2022. A Organização das Nações Unidas lançou, por meio de sua assembleia geral (contando com 193 países), em setembro de 2015, uma nova política global: a busca de uma sociedade global inclusiva, com qualidade de vida e sustentável. Nascia a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, uma ambiciosa união de propósitos, contando com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e 169 metas a serem implementadas dentro de 15 anos. Ocorre que, percorrendo os 17 ODS e as metas sugeridas, ao mesmo passo em que a ONU busca a concretização da paz por meio de instituições eficazes e da promoção da justiça, não houve o cuidado de inserir a religião – e a liberdade de crer e expressar a fé – como um dos próprios Objetivos. Mesmo sabendo que é conhecida como a primeira das grandes liberdades, a partir da qual todas as demais seguem, parece-nos que as nações deixaram de lado uma grande oportunidade de promover realmente um ambiente de liberdade e florescimento do potencial humano, que é movido por seus anseios e suas respostas às questões transcendentes. Portanto, fornecemos uma crítica à situação corrente como forma de iniciar um debate ainda pertinente, posto que estamos a 7 anos do cumprimento da meta proposta pela Agenda. Contém 120 páginas.
5. ALBRECHT, Tiago J. e Marcel van Hattem. Política é coisa do Diabo? São Geraldo - Porto Alegre, RS: Editora Concórdia, 2022. A relevância da política na bíblia e na vida do cristão. Este livro quer dialogar e debater o papel do cristão na política. Para muitos, ela é “coisa do diabo”. Para outros, é meio de sobrevivência. Para outros tantos, é impossível separar a vida em igreja da vida partidária. O que a Bíblia fala sobre política? O que ela sugere a respeito da participação do cristão na esfera pública? O que os pais na fé, como Martinho Lutero, têm a contribuir com o assunto? Contém 112 páginas.
6. GOMES, Wadislau Martins. A personalidade centrada em Deus. Brasília: Editora Monergismo, 2017. Este livro trata da personalidade humana como tendo realidade somente com referência a Deus. A premissa é uma das perspectivas de que trata o Evangelho de João, o qual traz a luz da glória de Deus aos homens de modo especialmente revelador, em Cristo. Não é uma tentativa de exegese e exposição do texto do apóstolo, mas um aproveitamento exegético hermenêutico do tema e da argumentação para descrever a personalidade humana. Não é, também, uma tentativa de definição da personalidade humana, o que seria obra impossível por causa da fluidez e do dinamismo do homem interior e exterior. Trata-se de um diálogo da personalidade com o evangelho. Nesse diálogo, Deus revela a luz, a vida, a glória, e o louvor da sua graça refletida no homem da única maneira possível, isto é, por meio da união com Jesus Cristo, aquele que é Deus e homem ? e que, portanto, pode revelar quem Deus é e quem é o homem. Contém 280 páginas.
7. MIRANDA, Mario de Franca. O Deus escondido. A pertinência do cristianismo no mundo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Este livro procura mostrar Deus presente e ativo na própria realidade em contínua evolução. Igualmente busca realçar a importância do cristianismo para a humanidade ao lhe indicar um Absoluto que relativiza as construções humanas ao longo da história, como também ao lhe oferecer o amor fraterno como fator essencial para o convívio social e para o próprio futuro da humanidade. Contém 104 páginas.
8. FAVARIN, Hélder. Amplie. Como comunicar a palavra de Deus a cristãos e não cristãos a partir da mesma mensagem. São Paulo: Editora Moinho 7, 2022. Ampliar o escopo da pregação é o desafio que faz Hélder Favarin neste livro. Com profunda base bíblica e exemplos de reconhecidos expositores da Palavra de Deus na história e na atualidade, o autor apresenta o potencial que a pregação tem em termos de auditório, conteúdo e defesa da fé, de forma que seja relevante aos mais distintos contextos. Trata-se de ser capaz de direcionar o sermão tanto a crentes como a não crentes, assim como de ter um claro foco na pessoa de Jesus Cristo. Significativo para a exposição de Hélder Favarin é a firme convicção de que o principal papel da pregação é justamente o de comunicar de forma compreensível a mensagem acerca da fé em Jesus. O incentivo é, portanto, que o sermão seja aperfeiçoado para fazer justiça ao Evangelho, e para ser capaz de explicar e defender o conteúdo da fé cristã de forma atrativa e criativa. Em tempos em que a validade do sermão está sendo questionada e os púlpitos frequentemente vazios em seu conteúdo bíblico, faz-se necessário o resgate da importância da pregação e a ênfase na qualidade da comunicação do Evangelho. Contém 182 páginas.
9. WILMER, Heiner. Um padre à procura de sentido. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. De forma sincera e direta, o autor fala de suas dúvidas, seus medos e suas lutas internas. Um padre contando como o seu sacerdócio pode ser difícil e porque, mesmo assim, ele continua com o ofício. Um padre à procura de sentido surpreende e cativa porque não se contenta com imagens de um Deus domesticado e com o sentimentalismo religioso adocicado. Contém 178 páginas.
Boas escolhas.Deus abençoe esse tempo de leitura.
ResponderExcluir