sábado, 30 de setembro de 2023

Leituras em setembro de 2023

1. NOVAIS, Tiago de Melo. Neocalvinismo. São Paulo: Mundo Cristão, 2022. O Neocalvinismo teve início na Holanda do século 19, mas encontrou eco em diferentes países, principalmente porque se apresenta como uma via possível de resposta protestante aos dilemas da modernidade. Em Neocalvinismo: Tradição e fundamentos, o teólogo Tiago de Melo Novais faz uma introdução necessária ao tema e conduz o leitor pela vida e as ideias de três importantes nomes da tradição neocalvinista, Kuyper, Bavinck e Dooyeweerd. Na obra, Tiago aponta as características comuns do legado desses pensadores e suas distinções particulares, e conjuga, com maestria e clareza, referenciais históricos, filosóficos e teológicos para apresentar aos leitores uma tradição rica e relevante para o nosso tempo. Contém 92 páginas.

2. KIRSCHNER, Estevan. O protagonismo da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão, 2022. Na obra, Kirschner analisa os componentes necessários e apropriados para uma visão equilibrada, mas sobretudo fidedigna, da autoridade e do consequente papel normativo da Palavra de Deus. Entre outros assuntos, o autor diagnostica inconsistências e desvios na pregação praticada em muitas igrejas brasileiras e a falta de preparo dos fiéis que desconhecem princípios fundamentais para julgar se o ensino está correto ou não. O protagonismo da Bíblia é livro integrante da Curadoria Sementes, textos breves e impactantes que estimulam o leitor e a leitora a refletirem sobre temas necessários para a igreja de Cristo. Contém 62 páginas.

3.  HASEN, Collin. Timothy Keller. Sua formação espiritual e intelectual. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2023. Esta é a história de como o ministério de Tim Keller foi moldado por livros, pessoas e principalmente por Deus. Muitos já leram os livros e escutaram os sermões de Timothy Keller. Mas quem foram as pessoas que influenciaram seu pensamento e o auxiliaram em seu crescimento espiritual? Com acesso irrestrito às notas pessoais e aos sermões de Keller, e por meio de entrevistas exclusivas com familiares e amigos, Collin Hansen oferece um perfil inédito de um dos pastores mais influentes do século 21. Passar tempo com Keller é ouvir sobre o que ele está lendo, estudando e vendo. É por isso que sua história também é a história das pessoas que impactaram sua vida: a mulher que o ensinou a ler a Bíblia, o professor que mostrou como é possível pregar sobre Jesus a partir de qualquer texto das Escrituras, o sociólogo que o ensinou a enxergar além da superfície da sociedade e a estudante universitária que o incentivou a ler os livros de ficção de C. S. Lewis — uma estudante chamada Kathy e que mais tarde se tornaria a sua esposa. De forma envolvente, Hansen entrelaça estas histórias com os relatos da própria vida de Keller e mostra como sua infância e seus primeiros anos de ministério pastoral o levaram até Nova York e à fama internacional que ele nunca desejou. Por meio desta biografia, o leitor também é convidado a passar um tempo com Timothy Keller e assim entender os princípios e práticas que lhe permitiram sintetizar tantas influências em um ministério coeso e como suas pregações. Contém 336 páginas.

4. R. C. SPROUL. Faça diferença. O impacto do cristão na cultura e na sociedade. São Paulo: Vida Nova, 2021. R. C. Sproul mostra como confrontar as questões sociais e morais de nosso tempo com respostas bíblicas eficazes. Sproul examina primeiramente as principais filosofias que influenciam nossa maneira de pensar e agir: o secularismo, o existencialismo, o humanismo e o pragmatismo. Depois, apresenta ideias sobre como aplicar uma perspectiva bíblica a esferas da vida pública que carecem da influência cristã, como a economia, a ciência, as artes, a literatura e o governo. Se você deseja fazer diferença de forma real e duradoura em sua família, em seu círculo de amigos, no local de trabalho e na comunidade, este livro lhe mostrará por onde começar. Contém 208 páginas.

5. SOUSA, Ricardo Barbosa. A cruz e o paradoxo da autoestima. Fé cristã, valor e dignidade humana. Minas Gerais: Ultimato, 2023. A abordagem bíblica e a abordagem secular da autoestima apresentam um profundo paradoxo. Afirmações como "tomar a sua cruz", "negar-se a si mesmo", "ser o último, e não o primeiro", entre outras, apontam estranhamento entre uma e outra maneira de encarar e compreender o valor e a dignidade humana. "A cruz e o paradoxo da autoestima" é uma proposta bíblica e pastoral acerca dos princípios que nos ajudam a compreender o valor da pessoa. Aliás, o próprio Jesus Cristo não nega a necessidade de reconhecimento e afirmação, porém sugere um novo caminho. Contém 128 páginas.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário