Hoje se fala muito de multiplicidade de fé ou que algumas pessoas sejam descritas como pessoas de fé, como se fosse possível os outros não terem fé. A fé é vista como uma crença não racional, ela é algo não baseado em evidências propriamente dito. Mas, não era isso que fé significava para os cristãos.
Bem, a palavra fé vem da versão latina fides e costumava significar algo mais próximo da nossa palavra confiança. E confiança sim, pode ser baseada em evidências. Portanto, quando falamos da fé bíblica vem em mente a confiabilidade, certeza absoluta e confiança total.
A confiança é algo que, todos nós entendemos, porque todos a exercitamos. A maioria de nós coloca com frequência sua segurança pessoal nas mãos de outras pessoas. Confiamos nossa vida quando dirigimos um carro, quando comemos uma pizza e quando fechamos um pacote na agência para nossa viagem das férias.
Quando falamos da fé que temos em Deus, tem a ver com a confiança absoluta, inquestionável, sem medo e sem dúvidas. Por isso, o texto sagrado afirma em Hebreus 11:1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Essa fé que temos em Deus nos faz esperar pelo que não se vê, mas confiamos no caráter e providência de Deus. Acreditamos em Deus para todos os processos da nossa vida, mesmo que não vejamos nada de concreto. Porque essa fé tem a ver com uma espiritualidade viva, dinâmica que é exercitada por graça e descanso em Deus.
Essa fé é totalmente espiritual, ela é tipo a ideia do vento, não o vemos, não pegamos nele. Mas, toda vez que tem uma brisa, percebemos e sentimos o vento em nosso rosto. A fé não pegamos, não vemos, mas sentimos e respiramos em nosso coração. Cremos no Pai que enviou o Filho para nos redimir e nos livrar da condenação eterna. Cremos que quem aplica essa obra é o Espírito Santo através da regeneração no coração. Cremos que Ele troca o coração de pedra por um de carne e cremos que um dia Cristo voltará e habitará para sempre conosco.
Fé é crer em Deus e na sua ação em todo o tempo! (Alcindo Almeida)
Amém!
ResponderExcluir