quinta-feira, 2 de junho de 2022

Confiemos no Senhor


Salomão afirma em 
Provérbios 3. 3-8: Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Será isso saúde para teu corpo e refrigério, para os teus ossos. 
Andar com a bondade e a fidelidade tem a ver com a sabedoria, a mesma que é adquirida pelo guardar da Palavra de Deus no coração. Portanto, somos convidados para fazer isto na tábua do nosso coração. Ou seja, escrever nos umbrais do nosso coração, a Palavra de Deus para jamais esquecê-la. (Ler Dt. 6.8) 
Anselm Grün afirma que a pressão não gera vida, ela a impede. Aprendemos no texto que a vida só pode ser vivida na presença e na confiança do Deus da vida. Não dá para vivermos sem Deus na vida, sem confiança na sua soberania e ação. Neste texto, Salomão traz uma proposta que acaba com a prática, da sociedade do Século XXI. Para ele, o caminho da verdadeira sabedoria é confiar no Senhor. Como? 
De todo o nosso coração, hoje a proposta da sociedade é: confie em você mesmo, aja por você mesmo, busque aquilo que você quer, pois, você pode com tudo e com todos. Mas, a proposta da Palavra é: Confie na Palavra com todo o seu ser, não dependa de você mesmo, não viva em função de você mesmo!
 A Palavra ensina: Reconheça não você mesmo, mas, o Senhor em todos os seus caminhos. Porque é ele que desembaraça o nosso caminho. O verbo reconhecer no texto traz a ideia de comunhão. Assim, quando reconhecemos o Senhor em todo o nosso caminho, trazemos a direção dele para perto, o querer dele para o nosso coração e podemos dizer como Moisés: Se tu não fores conosco, não nos faça sair desta terra. 
Não andemos por nós mesmos, não achemos que somos os bons de tudo e que podemos fazer as coisas sem Deus. Andemos com a confiança no Senhor. (Livro de Provérbios. Inteligência para a vida)

Um comentário:

  1. Amém! Deus abençoe ricamente pastor, em sua palavra!

    ResponderExcluir