O texto sagrado de Isaías 53 afirma: Quem creu em nossa mensagem? A quem o Senhor revelou seu braço forte? Meu servo cresceu em sua presença, como tenro broto verde, como raiz em terra seca. Não havia nada de belo nem majestoso em sua aparência, nada que nos atraísse. Foi desprezado e rejeitado, homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo. Demos as costas para ele e desviamos o olhar; ele foi desprezado, e não nos importamos. Apesar disso, foram as nossas enfermidades que ele tomou sobre si, foram as nossas doenças que pesaram sobre ele. Pensamos que seu sofrimento era castigo de Deus, castigo por sua culpa. Mas ele foi ferido por causa de nossa rebeldia e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fôssemos restaurados e recebeu açoites para que fôssemos curados. Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o Senhor fez cair sobre ele os pecados de todos nós.
O livro de Isaías que foi Escrito entre 740 e 680 a.C é considerado um dos principais livros do Antigo Testamento. Devido sua ênfase nas profecias acerca do Messias, Isaías é tido como o profeta messiânico, o profeta da redenção e até mesmo o profeta evangélico. Isaías fala do sofrimento do servo, fala de maneira profunda sobre o que o Senhor Jesus passaria. Isaías conhece a história e toda o tipo usado no Velho Testamento para expressar o futuro quanto ao sofrimento do Cordeiro divino.
Ele tem um vislumbre da via crucis de Cristo, Isaías sabia que ele sofreria dores, seria rejeitado, experimentaria o sofrimento mais cruel que um ser humano pode passar pendurado numa cruz. Isaías diz que demos as costas para o Senhor, diz que o Cristo foi desprezado. Não obstante, nossas enfermidades Cristo tomou sobre si, as nossas doenças da alma e do pecado pesaram sobre o nosso Cristo.
O castigo que nos trouxe a paz, estava sobre Cristo. Ele levou sobre si todas as mazelas, erros, egoísmo, soberba, impurezas morais, brutalidade humana, assassinatos que temos. Ele levou sobre si todos os desejos impuros, a nossa violência, o nosso desejo de matar aqueles que nos humilham. Ele levou sobre si toda nossa podridão de pecado.
Cristo levou sobre si tudo que é de ruim em nós e pendurou com Ele naquele madeiro horrível. Ele fez tudo isso, como diz Isaías: Para que fôssemos curados. Somos curados, somos sarados por causa do Cordeiro de Deus. O Pai fez cair sobre Cristo todo o peso da nossa pena e por causa dele, estamos livres da morte eterna e da condenação eterna.
Louvado seja o Senhor Jesus porque nele, somos sarados, somos livres e nele temos esperança, vida, restauração e vida nova! (Alcindo Almeida)
Amém!
ResponderExcluir