segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Palavras que ferem


Salomão afirma em Provérbios 12:18: 
Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Algumas pessoas são artistas em machucar, subestimar e ofender os outros em público. Algumas pessoas ostentam os seus títulos, o seu poder econômico ou status sem se quer darem conta da arrogância que possuem no relacionamento com os outros.
Algumas pessoas são verdadeiros tratores em ferir os outros. Ferem sem o menor sentimento, sem o menor dó. E cometem esse erro grave sem ao menos medir os estragos no coração dos outros. 
Salomão trata de maneira séria memo aqui em Provérbios sobre as palavras que ferem como espada. Porque palavras de quem tem pedras nas mãos, acabam com o coração, machucam a alma mesmo. Por isso, precisamos ser prudentes no falar, devemos ser bem tardios para emitir qualquer palavra sobre o nosso próximo. Porque podemos provocar um estrago enorme na vida e coração das pessoas ao nosso redor.
Geralmente, as pessoas que ferem os outros são rancorosas, cheias de mágoas, possuem um sentimento de inferioridade enorme e são desequilibradas no interior. Essas pessoas não têm filtro na fala, falam o que pensam e ferem demais. Lembremos que a boca dos sábios traz cura, não doença para os outros.
Precisamos pedir ao Senhor Deus que nos dê a medida certa e o tom divino para falar com as pessoas. Somos os curadores divinos e não os provocadores de doenças na alma das pessoas. Não firamos as pessoas com a espada do orgulho, da ofensa e nem destruamos pessoas com palavras que não edificam o coração. (Alcindo Almeida)

3 comentários: