1. BABLER, John. & Nicolas Ellen. Fundamentos teológicos do aconselhamento. São Paulo: Editora Nutra Publicações, 2019. O livro é uma versão revisada e expandida da edição original publicada nos EUA. O Dr. John Babler e o Dr. Nicolas Ellen são os organizadores desta edição. Os autores caminharão, inicialmente, por situar o movimento dentro de um esquadro histórico para, em seguida, fazerem uma consistente fundamentação teológica. Eles se propuseram não só a estabelecer fundamentos como também se empenharam em propor uma definição de aconselhamento bíblico solidamente enraizada nas Escrituras. Também se dedicaram a considerar acerca da aplicabilidade do aconselhamento bíblico no contexto da igreja local, isto é, tornar a verdade bíblica aplicável a problemas específicos. Contém 355 páginas.
2. MCGRATH, Alister. C. S. Lewis, Richard Dawkins e o Sentido da Vida. Minas Gerais: Ultimato, 2020. O que aconteceria num encontro entre duas figuras icônicas de Oxford, C. S. Lewis e Richard Dawkins, ambos professores daquela universidade e separados por menos de meio século? De um lado, o biólogo, ateu-celebridade e espécie de divindade da ciência para alguns; e, de outro, o apologista e mais influente pensador cristão de sua época. Escritores talentosos, Dawkins e Lewis lideravam os acadêmicos de Oxford em seus dias, com uma invejável capacidade de comunicação e de facilitar a compreensão de ideias difíceis. O que poderíamos aprender comparando e contrastando as ideias de Richard Dawkins com as de C. S. Lewis? Como eles podem nos ajudar a pensar sobre o sentido último da vida, sobre o nosso lugar e propósito no universo ou sobre a fé e a existência de Deus, entre outras questões que sempre fascinaram a humanidade? É exatamente o que Alister McGrath, um dos mais influentes teólogos e cientistas cristãos da atualidade. Contém 96 páginas.
3. AGOSTINHO, Santo. A Doutrina cristã. São Paulo: Editora Paulus, 2002. O livro ocupa lugar muito significativo na história de Santo Agostinho – tanto em sua vida natural, como na evolução de seu espírito – para ser estudado com vivo interesse. Esta obra de grande importância, que discorre por quatro livros, é o verdadeiro tratado de retórica cristã. Os três primeiros livros são consagrados à preparação básica do orador, isto é, à sua formação e ao estudo da Escritura Sagrada. O quarto livro trata da eloquência propriamente dita e dá a esse respeito os mais sábios conselhos. Contém 284 páginas.
4. WELLS, David F. Coragem para ser protestante. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2019. O livro denuncia evangélicos marqueteiros e emergentes e chama para o retorno à fé histórica, definida pelos solas da Reforma (graça, fé, Escritura e Cristo somente) e à alta consideração pela doutrina. A verdadeira obra evangélica é marcada pela seriedade doutrinária, oposta aos novos movimentos de marketing da igreja e da igreja emergente. Wells confronta as comunidades de marketing e suas tendências e tentativas para conquistarem novos membros, tratando-os como consumidores em vez de adoradores, fazendo propaganda de um ambiente mais amigável em vez de confiar no poder atrativo da verdade. Especial atenção é dedicada ao movimento mais popular nos últimos anos - a igreja emergente. Coragem para ser protestante compele o leitor à ousadia de permanecer fiel a tudo o que o cristianismo, em suas formas bíblicas, tem sempre defendido, assegurando, assim, esperança para o futuro da igreja. Contém 224 páginas.
5. CHESTER, Tim. Êxodo para você. Série: a Palavra de Deus para você. São Paulo: Editora Vida Nova, 2019. O livro de Êxodo é fundamental para entendermos Jesus. É também um relato histórico fascinante que, ao nos direcionar para Cristo e nos inspirar a adorá-lo, narra nossa própria história. Junte-se a Tim Chester na exposição de Êxodo. Entenda o significado desse livro e veja como ele transforma nosso coração e nossa vida hoje. Escrito para pessoas de todas as idades e etapas da vida, de pesquisadores a novos crentes, de pastores a professores, este material pode ser utilizado de diversas formas e foi feito para você. LER E ESTUDAR, servindo de guia para esses acontecimentos cativantes, ajudando-o a enxergar a Cristo e a se maravilhar com o poder, os planos e o amor de Deus; MEDITAR E SE ALIMENTAR, proporcionando um devocional diário que o ajudará a crescer em Cristo à medida que for lendo e meditando nessa porção da Palavra de Deus; ENSINAR E LIDERAR, oferecendo uma série de apontamentos que lhe permitirão explicar, ilustrar e aplicar Êxodo quando estiver pregando ou liderando um estudo bíblico. Contém 299 páginas.
6. SCHAEFFER, Francis. Verdadeira espiritualidade. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2022. Uma abordagem sistemática dos fundamentos para sua relação aberta e sincera com Deus, com os outros e consigo mesmo. O que há de exclusivo na contribuição de Francis Schaeffer é a sua compreensão da desesperadora carência que o homem moderno tem da verdade, beleza e sentido da vida. Isto fica particularmente evidenciado no seu ministério do L’Abri, na Suíça, que se concentrava amplamente no seu lar. Milhares de pessoas vinham até o L’Abri: profissionais de todos os tipos e de todas as partes do mundo. Ao invés de estudar livros e mais livros em uma torre de marfim isolada da vida e desenvolver teorias alienadas do pensamento e das lutas do ser humano, Schaeffer conversou durante muitos anos com homens e mulheres bem em meio às lutas daquelas pessoas. Ele estabeleceu diálogo com existencialistas, positivistas lógicos, hindus, budistas, protestantes e católicos liberais, judeus reformados e ateus, muçulmanos, membros de seitas do ocultismo e pessoas de uma ampla variedade de religiões e filosofias, bem como ateus de uma grande variedade de tipos. Contém 197 páginas.
7. STAMATEAS, Bernardo. Gente tóxica. Como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por elas. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson Brasil, 2012. Pessoas autoritárias, invejosas, fofoqueiras, que se melindram à toa, mentirosas... Quem é que não esbarra quase todo dia com gente assim? Essas "pessoas tóxicas" e problemáticas potencializam nossos defeitos, vivem criando obstáculos para tudo e parecem trabalhar sempre no time adversário. O ideal é manter distância, mas como isso nem sempre é possível, precisamos aprender a lidar com os mais diversos (e complicados) tipos de temperamento. Gente Tóxica identifica e descreve todos os tipos de "personalidades tóxicas" com que convivemos e ensina como podemos evitar a influência e o domínio dessas pessoas que, em muitos casos, tentam assumir o controle de nossa vida. Quanto mais protegidos delas, mais chances temos de viver melhor. Contém 192 páginas.
8. NOUWEN, Henri. Viver é ser amado. Vida espiritual num mundo secular. São Paulo: Editora Paulinas, 1997. Livro que Nouwen fala sobre nossa identidade de filhos, que são amados antes de tudo. Antes dos pais nos amarem, Deus já nos amava em Cristo Jesus. Ele trata sobre a ideia de vivermos com a consciência do amor de Deus em nosso coração, apesar de sermos pecadores e imerecedores desse amor profundo. Contém 125 páginas.
9. HORTON, Michael. Simplesmente crente. Por uma vida cristã comum. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013. Horton enfatiza a necessidade de desapegar do que é extraordinário, da reverência aos homens que se destacam nas multidões e enfatiza a importância e a beleza de uma vida com simplicidade no que é o dia a dia comum a todos, mas voltado para a prática da palavra; mesmo que não seja algo com grandes ambições. O autor dá relevância à vida espiritual na sua essência, para maior relevância à adoração ao nome de Cristo. Contém 313 páginas.
10. FRANCESCO, Jean. Reformando o discipulado. Uma introdução à fé cristã. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson Brasil, 2022. Infelizmente, não é raro ver nas igrejas pessoas que recebem o batismo, participam da eucaristia e se envolvem em várias atividades, porém sem refletir por que estão fazendo tudo isso. Assim, a igreja deve estar preparada para discipular novos convertidos, mas também para ensinar o cristianismo para os próprios cristãos. Reformando o discipulado tem como objetivo ser uma "gramática básica da fé" e assim contribuir com o amadurecimento da igreja. Neste livro, Jean Francesco busca responder à pergunta "O que Deus espera de nós?" Por meio de uma jornada pelos principais ensinos do cristianismo e sobre como eles devem moldar nossa forma de viver. Contém 650 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário