segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Jesus é fonte de misericórdia na vida



O texto afirma em Mateus 9.27 a 34: Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: Filho de Davi tem misericórdia de nós! Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor! E ele, tocando nos olhos deles, disse: Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm! E a visão deles foi restaurada. Então Jesus os advertiu severamente: Cuidem para que ninguém saiba disso. Eles, porém, saíram e espalharam a notícia por toda aquela região.
Quando lemos esse texto não conseguimos perceber e nem entender porque esses homens eram cegos, a única coisa que sabemos é que a cegueira era um problema sério no Oriente naquele tempo. De acordo com os relatos dos Evangelhos, Jesus curou pelo menos uns seis cegos e realizou cada milagre de maneira diferente.
O que sabemos é que os dois cegos reconheceram que Cristo era o Filho de Davi e em função dessa frase persistiram em segui-lo até que Jesus entrasse na casa. O grito deveria ser bem forte. E como esse tipo de pessoa tinha muita sensibilidade e como naquela época esse termo era usado falando-se do Messias, esses dois cegos firmes gritavam: Filho de Davi tem misericórdia de nós!
Jesus como sempre é atencioso e sensível aos seres humanos, ele dá crédito e honra a fé desses dois homens. E ele pergunta: Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso? A resposta deles foi afirmativa como uma confissão de fé no coração de ambos.
O texto diz que Jesus toca nos olhos deles e são curados porque o mestre da vida é misericordioso com pecadores que não podem ver. Ele abre os olhos desses homens tanto fisicamente como espiritualmente. É assim que ele faz conosco, ele abre nossos olhos para vermos, ele mexe na nossa estrutura para vermos as ações profundas dele em nossa vida. Como precisamos clamar pela misericórdia do Eterno Senhor em nosso coração. (Livro O Jesus da proximidade. Olhando para Jesus no Evangelho de Mateus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário