terça-feira, 19 de outubro de 2021

A ilusão de controlar as coisas


No livro Chega de regras, Larry Crabb afirma: A ilusão de controlar as coisas tem suas exigências, as quais criam pressão que leva à escravidão, e esta, por sua vez, ao fato de se tentar imaginar o que é a vida para fazê-la funcionar. Os que se apegam à ilusão do controle perdem o prazer da liberdade. 
Sempre temos o desejo de ter o controle das situações e esse processo é um sentimento próprio do nosso coração. Queremos ter o controle de tudo, filhos, trabalho, sentimentos e as emoções do ser. Toda vez que passamos por algum imprevisto temos dentro de nós mesmos,  insegurança, medo e a chamada vulnerabilidade. 
Realmente temos a ilusão de que quando as coisas estão sob o nosso controle, não haverá risco e nem crises. Que péssima ilusão mesmo! A vida é imprevisível, ela é cheia de fatos novos e ela é como um fio. 
Querer ter o controle sobre a vida é algo absolutamente impossível porque não somos donos de nós mesmos e a nossa vida não é definida pelos passos que damos sozinhos. Há um soberano Deus que controla, dirige e decide todos os passos da nossa história. Toda vez que queremos dirigir o nosso processo da vida, percebemos que somos insuficientes, incapazes e limitados. Porque não sabemos o dia de amanhã. 
Paulo afirmou em Romanos 8:28: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Deus quem sabe exatamente o que acontecerá conosco. Ele tem traçado todos os momentos bons e ruins da nossa história. Tudo o que diz respeito a nossa vida, acontecerá segundo o bom propósito do Eterno Deus. 
Descansemos nessa verdade e não vivamos a ilusão de controlar as coisas! (Alcindo Almeida)


2 comentários:

  1. Concordo com sua mensagem o homem ten ta cont rolar o q nao é por direito temos q ter permissão para nossos atos pedindo sempre ajuda de Deus

    ResponderExcluir
  2. É pra se pensar ....?!








    É pra se pensar !??

    ResponderExcluir