“O propósito da teologia não é apenas terapêutico, é claro. Rowan Williams está certo ao chamar a atenção para três dimensões da teologia. A primeira é a celebração. A teologia começa na adoração a Deus. O dogma, poderíamos dizer, é a doxologia. A segunda é a comunicação. A teologia procura explicar o significado de Deus e de suas obras para os que estão dentro e para o que estão fora da igreja. A terceira é a crítica. A teologia luta por distinguir o testemunho verdadeiro do falso quanto a Deus e às suas obras.”
Kevin J. Vanhoozer diz que ”as doutrinas são proveitosas para celebrar, comunicar e criticar e enfrentar, desde que utilizadas com competência.” E quando trabalhamos a teologia nessa perspectiva, percebemos que precisamos entender que nossos sentimentos precisam caminhar para a conversão, para a purificação e para o voltar o coração para Deus. Precisamos de uma redenção da nossa afetividade e para isto, necessitamos de sensibilidade espiritual, necessitamos ouvir no coração a verdadeira doutrina bíblica. O Nosso coração precisa de mudanças, transformação e redenção.
O profeta Samuel disse: Preparai o vosso coração para com o Senhor e servi a ele só; e ele vos livrará da mão dos filisteus. Precisamos preparar o nosso coração para adorar a Deus de maneira correta, honesta e sincera. Precisamos de um coração sensível à voz de Deus para comunicar uma teologia séria, pautada nas Escrituras Sagradas. Vemos tanta bobagem hoje, tanta heresia porque seres humanos falam de si mesmos e das suas visões, que são apenas humanas e nada têm a ver com a teologia bíblica, genuína e verdadeira.
Precisamos de um coração sensível e equilibrado para ver que voz é a voz de Deus. Há muitas vozes dizendo que são de Deus, mas não passam de carnalidade da pior espécie. Há pregadores dizendo que Deus falou, que Deus deu tal revelação. Temos que balizar tudo pelas Escrituras Sagradas. Seguimos o livro Sagrado, seguimos a voz nas Escrituras. Não seguimos revelação humana, não seguimos os gurus da espiritualidade brasileira que são cheios de ego, cheios de arrogância e na maioria das vezes, usam as pessoas para o seu próprio benefício.
A teologia genuína tem a ver com a adoração, com uma comunicação concisa, fiel e honesta. A teologia genuína tem a ver com um senso crítico do que é verdadeiro ou falso. Tenhamos um coração preparado para praticar esse tipo de teologia! (Alcindo Almeida)
Temos que estar sempre prontos e revestidos do Espírito santo de Deus para que nossas ações causem impacto no mundo em que vivemos, sem Deus nada é possível!!
ResponderExcluir