segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O sofrimento humano


Quando olhamos para a vida de José percebemos um jovem que sofre a rejeição dos irmãos, sofre a acusação de uma tentativa de estupro e é preso injustamente. Que situação na sua vida! Mas, no meio da dor e do sofrimento, ele é provado, lapidado e moldado pelo Eterno Deus. A sua caminhada na presença de Deus passa pelo aprendizado através da dor, da rejeição e do 
sofrimento.
Saibamos disso, o sofrimento que passamos pode indicar que Deus está nos libertando de algo para que o sigamos mais profundamente em nossa vida e aprendamos mais com Ele. Caminhar com Deus sempre significa ir contra a maré, sempre mesmo! Não esperemos que a nossa situação se adapte facilmente a essa jornada. Ela vai resistir a cada momento, porque o sofrimento tem uma função em nossa espiritualidade, ele gera amadurecimento, dependência e reconhecimento da nossa limitação como sares humanos. 
Deus quer nos ensinar a caminhar com Ele atra­vés do sofrimento, da dor e das lutas. Através do sofrimento, passamos a conhecer a alegria e a paz que transcendem as circunstâncias adversas da nossa vida. José aprende com Deus no meio do seu sofrimento humano. Ele entende que Deus transforma todas as suas dores, os seus sofrimentos e suas rejeições em algo bom, algo precioso para a vida. Tanto que ele afirma para os seus irmãos, após a morte do seu pai Jacó em Gênesis 50:20 e 21: Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.
Aprendamos com o Eterno Deus através do sofrimento, sempre haverá algo de especial para experimentarmos nessa vida! Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário